Suga glicemia do sangue, amplia imunidade, reduz risco de infartos e AVC: os benefícios da cebola à saúde

Por Samantha Cerquetani

A cebola sempre é notada nas receitas: há quem ame ou odeie. Mas a verdade é que essa hortaliça possui um sabor característico, o que a torna praticamente indispensável.

iStock

Além disso, as cebolas contêm vitaminas, minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e carboidratos e proteínas importantes para o organismo.

iStock

Uma unidade média (100 g) de cebola branca crua tem aproximadamente 40 calorias e 2 g de fibras. A seguir, destacamos os principais benefícios desse alimento e as formas de consumo.

iStock

1. É aliada do coração

Consumir cebolas com regularidade pode melhorar a saúde cardiovascular. Além disso, reduz os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e controla a hipertensão. Com isso, previne infartos e AVCs.
iStock

2. Ajuda a controlar glicemia

Tem uma alta concentração de frutooligossacarídeos, substância que elimina o excesso de glicose do sangue. Outros nutrientes, como a quercetina, ajudam no controle da glicemia e na prevenção da resistência à insulina.
iStock

3. Previne fraturas

Esse bulbo também contribui com a proteção dos ossos, prevenindo a perda óssea, que pode resultar na osteoporose e culminar com a fragilidade corporal.
Getty Images/iStockphoto

4. Aumenta a imunidade

Por ter vitamina C e outros antioxidantes, a cebola pode aumentar a defesa imunológica do organismo. Ela ajuda a combater a inflamação e pode fortalecer o corpo contra gripes e resfriados.
Getty Images/iStockphoto

5. Contribui com a saciedade

Contém fibras que aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Por possuir a quercetina em sua composição, acelera o metabolismo e contribui na queima de gordura corporal.
iStock

6. Melhora a saúde intestinal

Contêm substâncias prebióticas, o que aumenta o número de bactérias boas para no intestino, levando à formação de ácidos graxos de cadeia curta. Isso resulta em uma melhor flora intestinal.
iStock

O consumo de cebola costuma ser bastante seguro, mas algumas pessoas com problemas gástricos sentem algum tipo de reação desagradável ao consumir o alimento.

Andrey Mitrofanov/Getty Images/iStockphoto

Sabe-se que a presença de frutanos, carboidratos de cadeia curta tornam a cebola um alimento de difícil digestão. Mas, esse desconforto é mais frequente em pessoas mais sensíveis.

iStock

Outro problema é que elas podem agravar o mau hálito. Isso ocorre principalmente em quem ingere grandes quantidades, uma vez que o alimento contém enxofre.

iStock

A cebola pode ser consumida crua ou cozida e faz parte de diversas receitas refogadas. A recomendação é ingerir cerca de 100 g por dia.

Getty Images
Publicado em 12 de abril de 2024.