A lichia é uma fruta cuja safra começa em dezembro e se estende até janeiro. Pode ser consumida in natura, em sucos, chás ou como ingredientes de doces e outras bebidas.
Mas o que ela esconde por trás das suas cascas vermelhas e polpa branca suculenta são os vários benefícios à saúde.
Afinal, é rica em vitaminas e minerais, como a vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e folato.
A seguir, conheça mais sobre essa fruta, que pelos benefícios à saúde vale ser inserida no cardápio:
Rica fonte de vitamina C, ela ajuda a prevenir gripes e resfriados. A ação antioxidante da vitamina C também auxilia no combate de doenças crônico degenerativas e cardíacas.
A casca da fruta ainda contém quantidades significativas de compostos fenólicos, antocianinas, que são os principais polifenóis que auxiliam a eliminar os radicais livres.
A lichia pode ser coadjuvante no tratamento do diabetes. Isso porque ela possui compostos fenólicos, como o oligonol, que age na regulação do metabolismo da glicose, reduzindo a resistência à insulina.
Seu baixo teor calórico está relacionado a grande quantidade de água, que chega a representar quase 80% da fruta. Isso faz dela uma ótima opção para ajudar na redução de peso.
A fruta apresenta o bioativo oligonol, que melhora a circulação sanguínea, promove a eliminação do excesso de líquidos, e consequentemente ajuda na perda de peso.
A alta quantidade de potássio presente na lichia ajuda na redução da pressão arterial. O mineral atua contra os efeitos do sódio, o principal responsável pelos desajustes da pressão.
A lichia sozinha não é capaz de controlar os níveis de colesterol. No entanto, ela reduz a absorção do colesterol "ruim", o LDL.
Como a lichia é rica fonte de vitamina C e compostos fenólicos, essas substâncias atuam na prevenção do envelhecimento, no rejuvenescimento e na proteção da pele.
Outros nutrientes presentes na lichia são os minerais zinco, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.
O consumo dessas substâncias dará o aporte necessário para melhorar a qualidade do sono e também o humor.
Tetra Images/Getty Images/Tetra images RF
A lichia parece não ter contraindicações. Entretanto, não deve ser consumida em jejum e/ou quando nossos níveis de glicose estão reduzidos.