Suga açúcar, extrai gordura do sangue e fortalece os dentes: os 9 benefícios da acelga à saúde

Por Alexandre Raith

A acelga é rica em vitamina K, cálcio e magnésio, o que beneficia a saúde cardiovascular, aumentando a elasticidade das artérias e regulando a pressão arterial.

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A vitamina K na acelga auxilia na prevenção de hemorragias, especialmente em bebês prematuros.

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O consumo de acelga fortalece ossos e dentes, contribuindo para a formação de fibras de colágeno.

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Rica em vitamina A, a acelga promove uma pele e visão saudáveis.

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Graças às vitaminas A, C e K, cálcio, ferro e proteínas, a acelga fortalece o sistema imunológico.

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A vitamina C na acelga auxilia na absorção de ferro, prevenindo a anemia e melhorando o humor.

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O magnésio na acelga melhora a qualidade do sono e estimula movimentos intestinais.

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Devido ao magnésio e fibras, a acelga ajuda a controlar níveis de glicose e gordura no sangue.

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O ferro presente na acelga regula neurotransmissores cerebrais, beneficiando a memória e o aprendizado.

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Ao comprar, procure folhas verdes espessas e caules firmes. Higienize e armazene a acelga na geladeira para preservar os nutrientes.

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Pode ser consumida crua em saladas, refogada no vapor, cozida em sopas ou como recheio de tortas.

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Evite fritar a acelga para preservar seus benefícios nutricionais.

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Controle o consumo se estiver tomando anticoagulantes ou se tiver diverticulite devido à vitamina K e fibras.

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Pessoas propensas a pedras nos rins devem preferencialmente consumir acelga cozida, pois o ácido oxálico é reduzido no processo de cozimento.

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Para mais informações, acesse VivaBem.

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Publicado em 09 de novembro de 2023.