Sabia que o caju é um pseudofruto? Sim, o verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha! Mas não desista dele: o alimento é rico em fibras e vitamina C.
Além disso, o caju possui fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro, cobre e cálcio. Esses nutrientes proporcionam diversos benefícios para o organismo. Confira a seguir:
1. Por ser rico em vitamina C e zinco, é benéfico para o sistema imunológico. A vitamina C contribui para as defesas do organismo e o zinco contribui para diminuir o estresse oxidativo.
2. O caju pode ser um aliado da perda de peso, desde que consumido de forma moderada. Isso ocorre porque ele é rico em fibras, o que retarda o esvaziamento gástrico.
3. O caju também pode ser um poderoso aliado do coração e da saúde cardiovascular, pois diminui a pressão sanguínea e melhora a circulação.
4. O alimento também é benéfico para a visão. Ele é rico em luteína e zeaxantina, que ajudam a prevenir a catarata.
5. É um alimento rico em magnésio, ferro, cálcio, potássio e zinco, minerais essenciais para a saúde dos ossos.
6. A formação de cálculos renais está associada, também, ao colesterol. Ou seja, alimentos que ajudam a reduzir os níveis, como o caju, são benéficos na prevenção das pedras nos rins.
7. O caju pode ser um aliado no combate à gastrite, pois o pseudofruto possui componentes que têm propriedades anti-H.pylori.
8. O caju contém fibras solúveis, o que propicia uma digestão mais lenta de carboidratos. Isso acaba controlando a taxa de glicemia e contribui no controle do diabetes.
O caju é geralmente um alimento seguro e, se consumido com moderação, não possui riscos nem contraindicações.
Na hora da compra do caju, escolha aquele que estiver mais fresco, com cor firme e sem manchas.