Suga açúcar do sangue, acelera metabolismo e queima gordura: 17 benefícios do café à saúde

Por Samantha Cerquetani

Se você também é desses que não conseguem ficar sem um cafézinho todo dia, saiba que essa xícara diária traz benefícios incríveis à saúde. A seguir, conheça 17 deles.

iStock

Proteção Cardíaca: Estudos indicam que o consumo regular de café pode reduzir em até 11% o risco de insuficiência cardíaca, graças aos polifenóis que combatem radicais livres e reduzem o colesterol.

iStock

Auxílio no Emagrecimento: A cafeína no café acelera o metabolismo, aumentando a queima de gordura e ativando o sistema nervoso simpático, favorecendo a oxidação lipídica.

iStock

Prevenção do Diabetes: Pesquisas mostram que o café, com seus antioxidantes, como o ácido clorogênico, pode reduzir em 35% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

iStock

Estímulo Energético: Considerado um potente estimulante, o café, com sua cafeína, melhora o estado de alerta, aprendizado e resistência ao esforço físico.

Getty Images

Benefícios Respiratórios: A cafeína age como broncodilatador, reduzindo a fadiga dos músculos respiratórios e diminuindo a probabilidade de sintomas de asma.

iStock

Ação Anticancerígena: Evidências científicas sugerem que o café pode proteger contra câncer de mama e fígado, com uma redução de 41% no desenvolvimento deste último.

iStock

Saúde Intestinal: O café estimula o intestino grosso, aumentando as contrações e promovendo movimentos gástricos, além de provocar a produção de ácidos biliares.

iStock

Melhora da Memória: A cafeína fortalece a retenção de memória por até 24 horas, aumentando a profundidade da retenção, segundo estudo publicado no Nature Neuroscience.

iStock

Redução de Pedras nos Rins: Consumidores moderados de café apresentam até 31% menos risco de desenvolver cálculos renais, provavelmente devido à diluição da urina pela cafeína.

iStock

Combate à Depressão: Estudos relacionam o consumo moderado de café à diminuição dos sintomas de depressão, proporcionando aumento do humor e disposição.

iStock

Aumento da Expectativa de Vida: Pesquisas sugerem que o consumo de três a quatro xícaras de café diárias pode aumentar a expectativa de vida em 10% para homens e 13% para mulheres.

iStock

Alívio dos Sintomas do Parkinson: O café pode amenizar os sintomas do Parkinson, melhorando a coordenação motora de pacientes, provavelmente devido à contribuição para o funcionamento do neurotransmissor dopamina.

iStock

Prevenção do Alzheimer: A cafeína pode proteger o cérebro contra danos causados por dietas ricas em colesterol, fortalecendo a barreira sanguínea do cérebro e prevenindo o Alzheimer.

bynek Pospisil/iStock

E tem mais! Para conferir todos os benefícios do café, acesse VivaBem.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 07 de dezembro de 2023.