A batata (Solanum tuberosum L.) faz parte de diversas receitas e é um alimento bastante presente nas mesas dos brasileiros.
Sua popularidade ocorre devido ao fato de ser um alimento barato, fácil de cultivar e de fazer. Mas ela também tem boas propriedades nutricionais.
Possui grande quantidade de água, fibra alimentar e vitaminas, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco.
Confira, a seguir, como batata-inglesa contribui para prevenir doenças e melhorar a saúde:
1. As altas quantidades de cobre e ferro impulsionam a atividade do cérebro. Ela também contém manganês, potássio e vitaminas B6 e C, que ajudam nas funções do órgão.
2. As batatas podem ajudar a baixar a pressão arterial porque são fontes de potássio. Esse composto é um mineral que atua como um vasodilatador dos vasos sanguíneos.
WIN-Initiative/Getty Images
3. A batata possui um componente chamado GABA (ácido gama-aminobutírico), que age no corpo como um hormônio capaz de reduzir o estresse e ajudar o cérebro a relaxar.
4. Fonte de ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco, a batata ajuda o corpo a manter a estrutura e a força óssea. Além disso, seu consumo regular previne a perda óssea.
5. Consumir batata ajuda a prevenir doenças cardíacas. Isso ocorre devido às fibras, vitamina C e vitamina B6 presentes no alimento.
6. Para diminuir o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) é importante consumir alimentos com alto teor de potássio, como a batata.
7. Esse tubérculo contém um tipo especial de amido --conhecido como amido resistente --, que ajudam na redução da resistência à insulina, o que melhora o controle da glicemia.
8. É rica em compostos antioxidantes, que neutralizam moléculas potencialmente nocivas do organismo. Quando eles se acumulam podem aumentar o risco de doenças como o câncer.
9. O alto teor de carboidratos das batatas ajuda a elevar os níveis de triptofano, o que aumenta a produção de serotonina no organismo e reduz a ansiedade da TPM.
10. Por ser repleta de cálcio e potássio, a batata ajuda a prevenir as cãibras.
11. As vitaminas C e do complexo B e minerais como potássio, magnésio, zinco e fósforo são essenciais para a saúde da pele.
Em grandes quantidades, a batata pode ser prejudicial, seja no ganho de peso, seja no excesso de alguns nutrientes.
Por isso, pessoas com problemas renais ou cardíacos, em uso de algumas medicações específicas, devem ficar atentas à quantidade de potássio e fósforo que a batata-inglesa contém.