Regula açúcar no sangue, evita Alzheimer e reduz colesterol: os benefícios do cacau à saúde

Por Samantha Cerquetani

O cacau, conhecido por ser a matéria-prima básica do chocolate, é uma fonte de nutrientes importantes para o organismo quando consumido puro e sem adição de açúcar.

Raul Spinassé/Folhapress

A fruta possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de minerais, como magnésio, ferro, manganês e zinco. Também é fonte de fibras e vitaminas do complexo B.

iStock

A seguir, veja os principais benefícios do consumo do cacau.

Reprodução/Instagram

Melhora o humor

Por ser fonte natural de flavonoides, pode melhorar o humor. Além disso, ele contém substâncias químicas que estimulam a liberação de neurotransmissores como a serotonina.
iStock

Faz bem para o cérebro

Ele melhora o fluxo sanguíneo cerebral e também protege as células cerebrais contra danos causados pelo estresse oxidativo. Portanto, tem fator protetivo contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.
Getty Images

Contribui para a saúde cardíaca

O cacau melhora a saúde vascular e reduz o colesterol "ruim" do organismo, aumentando o colesterol "bom" e regulando a pressão arterial. Esses benefícios podem prevenir doenças cardiovasculares.
Ana Lee/Divulgação

Previne diabetes

Os flavonoides podem reduzir o risco de diabetes tipo 2. Isso porque o consumo regular melhora a sensibilidade à insulina. Além disso, torna a digestão de carboidratos mais lenta.
Márcio Filho

Previne a constipação

Melhora o funcionamento do intestino devido à quantidade de fibras e prebióticos. As fibras aumentam a movimentação das fezes, prevenindo a constipação. Já os prebióticos alimentam as bactérias benéficas.
Ana Lee/Divulgação

Evita o envelhecimento

O cacau ajuda a prevenir o envelhecimento precoce devido aos flavonoides. Eles ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo, que podem acelerar o processo de envelhecimento.
iStock

Contribui com o controle do peso

O cacau contribui para o controle do peso devido ao seu baixo teor de açúcar e por promover a sensação de saciedade devido às fibras.
iStock

Algumas pessoas podem ser alérgicas ao cacau ou a outros componentes do chocolate. Nesses casos, devem evitar o consumo.

Carlos Borges

Por conter cafeína e teobromina, substâncias estimulantes, pode causar sintomas como nervosismo, irritabilidade, palpitações cardíacas ou distúrbios do sono em algumas pessoas.

iStock

Apesar de raro, pode interagir com alguns medicamentos, principalmente aqueles que são metabolizados pelo fígado.

Carlos Borges
Publicado em 12 de junho de 2024.

Veja Também