Como reduzir a quantidade de açúcar e vencer a vontade por doce de uma vez por todas

Por VivaBem

O brasileiro tem um paladar doce, é fato. De acordo com o Ministério da Saúde, consumimos 80 g de açúcar ao dia, o equivalente a 18 colheres de chá.

Getty Images/iStockphoto

É mais do que três vezes a quantidade ideal de 25 g, ou cerca de cinco colheres de chá. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece um limite máximo de 50 g ao dia.

iStock

O exagero em açúcar, seja refinado ou adicionado a alimentos ultraprocessados, está ligado a vários problemas.

iStock

É mais fácil engordar com fontes de açúcar e farinha branca do que com gordura, e a alta constante de glicose em circulação leva ao aparecimento do diabetes tipo 2.

iStock

Além das possibilidades de desequilíbrio no colesterol e outras doenças.

iStock

Se você está precisando reduzir o açúcar, mas é "viciado" em doces, veja as dicas dos especialistas para equilibrar o consumo.

iStock

1. Não corte tudo de uma vez

Justamente por ter tanto apreço por um docinho, a primeira dica é não eliminar do nada o ingrediente da dieta. A restrição severa está associada a comportamentos perigosos, como a compulsão alimentar.
iStock

2. Atenção a certas bebidas

Sucos, refrigerantes e outras bebidas são frequentemente desconsiderados da conta diária de açúcar ingerido, mas geralmente estão carregados no ingrediente e não promovem nenhuma saciedade.
iStock

3. Treine o paladar para comer menos

A recomendação é treinar o paladar, que pode estranhar o corte súbito. Se você coloca três colheres no cafezinho, mude para duas, espere algumas semanas, tire mais uma, e assim por diante.
iStock

4. Coma mais frutas

As maduras, principalmente, são mais doces. No caso da banana, dá para potencializar o sabor aquecendo no micro-ondas com uma pitada de canela. Compotas de frutas, feitas na panela de pressão sem açúcar, também podem ser alternativas interessantes.
AlexRaths/Getty Images/iStockphoto

5. Considere fazer psicoterapia

Muitas vezes nós comemos o doce como recompensa pessoal ou descontamos nele as tensões do dia a dia. Esse hábito está atrelado ao exagero nas beliscadas e proporciona um alívio apenas momentâneo.
iStock
Publicado em 10 de junho de 2024.

Veja Também