Fruta apreciada globalmente, amora tem sabor doce e azedo, formato semelhante a uvas em miniatura, e cores vermelha ou roxa característicos.
Existem diferentes variedades, sendo a amora-preta a mais comum no Brasil.
Rica em nutrientes, a amora-preta contém vitaminas C, A, E, e minerais como magnésio, fósforo, potássio e cálcio, com baixo teor calórico (35 kcal/100g). Confira a seguir seus benefícios à saúde!
Antioxidantes e Antocianinas: Previne o envelhecimento precoce através de antioxidantes, com antocianinas associadas a efeitos anticancerígenos e controle glicêmico.
Regulação Intestinal: Rica em fibras e água, a amora auxilia na regulação do trânsito intestinal, prevenindo constipação.
Sensação de Saciedade: Contribui para a saciedade devido às fibras, auxiliando no controle de peso.
Saúde Óssea: Rica em cálcio, fortalece os ossos e previne a osteoporose.
Saúde Cardiovascular: Fitoquímicos na amora-preta combatem doenças cardiovasculares; vitamina C controla colesterol.
Regulação da Pressão Arterial: Ácidos graxos presentes ajudam a regular a pressão arterial.
Fortalecimento do Sistema Imunológico: Vitamina C fortalece o sistema imunológico, contribuindo para a produção de linfócitos e glóbulos brancos.
Melhora do Humor: A vitamina C contribui para a síntese de neurotransmissores, melhorando o humor.
Chá de Amora e Menopausa: Estudos indicam potencial para amenizar sintomas da menopausa, mas mais pesquisa é necessária.
Versatilidade na Consumo: Pode ser consumida in natura, em sucos, chás, bolos e sobremesas. Pode ser congelada para aumentar a durabilidade.
Cuidados na Gestação: Reduzir consumo no terceiro trimestre de gestação devido a possíveis impactos nos vasos sanguíneos do coração do bebê.
Para mais informações, acesse VivaBem.