Aumenta energia, retarda digestão de açúcar e reduz risco de AVC: os benefícios do limão à saúde

Por Samantha Cerquetani

Incluir o limão na dieta é uma boa alternativa para aumentar a imunidade e agregar mais sabor nas receitas.

iStock

Ele também é pouco calórico --32 kcal em 100 g (limão tahiti). A seguir, veja detalhes dos benefícios e as formas de consumo do limão.

Ezequiel Ferreira/Getty Images/EyeEm

1. Consumir limão com regularidade ajuda a retardar a digestão de açúcares e amidos e também no funcionamento intestinal. Isso porque o alimento contém pectina.

Getty Images

2. A fruta possui flavonoides que ajudam a diminuir o risco de AVC.

Raghu Nayyar/Unsplash

3. A fruta ajuda a absorver o ferro dos alimentos vegetais devido à presença da vitamina C, que aumenta a absorção do mineral pelo intestino delgado.

Getty Images/iStockphoto

4. Os alimentos que possuem vitamina C e outros antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que pode prevenir doenças como resfriados.

ALEAIMAGE/iStock

5. Diminui riscos de doenças cardiovasculares, já que a vitamina C previne a formação de placas de gordura nas artérias.

Reprodução/amazon.com

6. A vitamina C é um antioxidante que neutraliza os efeitos dos radicais livres, diminuindo os danos celulares e retardando o envelhecimento precoce da pele.

Istock

7. Consumir limão também pode contribuir para aliviar sintomas de doenças respiratórias como asmas e resfriados, por exemplo. Esse benefício ocorre pela presença da vitamina C.

iStock

Os limões são considerados seguros, mas pessoas com problemas estomacais como gastrite e refluxo gástrico devem evitá-lo, pois sua composição é ácida e pode exacerbar os sintomas.

Ezequiel Ferreira/Getty Images/EyeEm

Além disso, pelo seu teor ácido, quem tem aftas ou feridas na boca podem sentir ardência na hora do consumo.

iStock
Publicado em 07 de março de 2024.

Veja Também