Amplia imunidade, equilibra colesterol no sangue e fortalece cabelos: os benefícios da semente de girassol à saúde

Por Samantha Cerquetani

Benefícios das sementes de girassol: Contêm proteínas vegetais, gorduras saudáveis, vitaminas (E e complexo B), fibras e minerais (magnésio, fósforo, zinco, ferro, selênio).

iStock

Saúde cardiovascular: Gorduras insaturadas reduzem colesterol LDL e aumentam HDL, melhorando a saúde cardiovascular.

iStock

Ação antioxidante: Vitamina E protege as células contra danos oxidativos, prevenindo doenças cardiovasculares.

iStock

Melhora na pele: Vitamina E protege a pele de radicais livres e raios UV, promove cicatrização, e ácidos graxos mantêm a pele hidratada.

iStock

Benefícios para os cabelos: Ácidos graxos hidratam couro cabeludo e fios, prevenindo ressecamento e queda. Proteínas auxiliam no crescimento e reparação dos cabelos.

Getty Images/iStockphoto

Regulação do colesterol: Ácidos graxos insaturados, fitosteróis, fibras dietéticas, vitamina E e magnésio controlam os níveis de colesterol no sangue.

iStock

Fortalecimento do sistema imunológico: Vitamina E, zinco e selênio protegem contra danos oxidativos; proteínas e ácidos graxos insaturados ajudam na resposta inflamatória e produção de anticorpos.

iStock

Saúde dos ossos e articulações: Magnésio, fósforo, proteínas e ácidos graxos insaturados contribuem para a formação e manutenção de ossos fortes e redução da inflamação nas articulações.

iStock

Aumento da saciedade: Fibras e proteínas aumentam a sensação de saciedade, regulam o trânsito intestinal e mantêm níveis de energia estáveis.

iStock

Saúde cerebral: Nutrientes antioxidantes, ácidos graxos insaturados, magnésio, tiamina e triptofano protegem células cerebrais, promovem transmissão nervosa e contribuem para o humor e bem-estar.

iStock

Consumo moderado: Recomenda-se consumir cerca de 30 gramas por dia para evitar excesso calórico.

iStock

Modo de consumo: Podem ser consumidas cruas ou torradas como lanche, em saladas, smoothies, cereais, iogurtes, pães, bolos e granolas.

iStock

Alergias alimentares: Algumas pessoas podem ter alergia às sementes de girassol.

Getty Images

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 25 de junho de 2024.