Terapias alternativas são abordagens não convencionais para aliviar a dor de cabeça e melhorar o bem-estar.
Terapias alternativas incluem práticas como acupuntura, aromaterapia e meditação, oferecidas gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os neurologistas consideram o uso de terapias alternativas, como complemento ao tratamento convencional, e discutem o efeito placebo.
A seguir, conheça 11 métodos de terapia alternativa que podem contribuir para você se livrar da dor de cabeça.
Acupuntura: A acupuntura envolve a estimulação de pontos no corpo com agulhas finas para aliviar a dor de cabeça.
Aromaterapia: A aromaterapia usa óleos essenciais, como lavanda e hortelã-pimenta, para reduzir a dor de cabeça e promover o relaxamento.
Natalie Maro/Getty Images/iStockphoto
Exercícios Aeróbicos: Atividades aeróbicas, como corrida e natação, são recomendadas para prevenir e reduzir as dores de cabeça.
Fisioterapia: A fisioterapia é indicada quando a dor de cabeça está relacionada à má postura e envolve exercícios para aliviar a tensão muscular.
Fitoterapia: A fitoterapia utiliza remédios à base de plantas medicinais, como gengibre, maracujá e erva-cidreira, para aliviar a dor de cabeça.
Homeopatia: A homeopatia utiliza substâncias altamente diluídas para estimular a capacidade de cura natural do corpo no tratamento da dor de cabeça.
Ioga: A ioga ajuda a melhorar a postura, reduzir o estresse e relaxar os músculos, contribuindo para prevenir crises de dor de cabeça.
Meditação: A meditação promove a paz interna, reduz o estresse e melhora a qualidade do sono, ajudando a prevenir a dor de cabeça.
Musicoterapia: A musicoterapia utiliza música para liberar endorfinas e relaxar o corpo, auxiliando no tratamento da dor de cabeça.
Terapia Floral: A terapia floral modifica padrões de consciência e ajuda a equilibrar as emoções, proporcionando alívio da dor de cabeça.
Natação para Gestantes: Grávidas com dor de cabeça podem recorrer à natação e exercícios aeróbicos para alívio, com orientação profissional adequada.
Para mais informações, acesse VivaBem.