Para quem está planejando uma viagem para Europa, uma boa notícia!
O 'visto' para os países do Espaço Schengen foi adiado para maio de 2025, segundo o Conselho da União Europeia.
Andree_Nery/Getty Images/iStockphoto
Não há data exata para a implementação do novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias), mas já há como se preparar.
Turistas brasileiros terão que pedir uma autorização e desembolsar 7 euros (cerca de R$ 35) para entrar na maioria dos países da União Europeia, além de Islândia, Noruega e Suíça.
Atualmente, cidadãos de 63 países, entre eles o Brasil, podem ingressar no Espaço Schengen sem necessidade de visto por até 90 dias.
Kostikova/Getty Images/iStockphoto
A partir do ano que vem, esses visitantes terão que se registrar no Etias antes da viagem.
O documento deverá ser solicitado pela internet e terá validade de três anos, ou até o fim da validade do passaporte apresentado pelo viajante -- o que vier primeiro.
O Etias vem sendo discutido pelas autoridades europeias desde 2016, foi aprovado pelo Parlamento Europeu em 2018 e deveria entrar em vigor em 2021, mas foi adiado.
O Etias é um sistema completamente eletrônico que autoriza a entrada e acompanha visitantes de países que não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen.
Segundo as autoridades, a medida visa garantir que os viajantes não sejam uma ameaça à segurança, mas também busca reduzir o tempo de espera nas fronteiras, bem como impedir a imigração ilegal.
Além do uso para fins comerciais e de turismo, o novo sistema permitirá também que as pessoas visitem os países europeus por motivos médicos e de trânsito.
O primeiro passo para solicitar a entrada no Espaço Schengen será preencher um formulário online, o que deverá levar cerca de dez minutos.
Para familiares de cidadãos dos países do Schengen, será necessário enviar comprovante de parentesco, cartão de residência e outras informações básicas.
Para usar a autorização concedida pelo Etias corretamente, o visitante deverá entrar na Europa pelo primeiro país indicado em sua solicitação.
O Espaço Schengen abrange 27 países europeus. Eles não possuem controles fronteiriços entre si.
São eles: Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein,, [...]
[...] Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.