Visto para viagens de brasileiros à Europa é adiado para 2025

Por Nossa

Para quem está planejando uma viagem para Europa, uma boa notícia!

iStock

O 'visto' para os países do Espaço Schengen foi adiado para maio de 2025, segundo o Conselho da União Europeia.

Andree_Nery/Getty Images/iStockphoto

Não há data exata para a implementação do novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias), mas já há como se preparar.

iStock

Turistas brasileiros terão que pedir uma autorização e desembolsar 7 euros (cerca de R$ 35) para entrar na maioria dos países da União Europeia, além de Islândia, Noruega e Suíça.

BENOIT TESSIER

Atualmente, cidadãos de 63 países, entre eles o Brasil, podem ingressar no Espaço Schengen sem necessidade de visto por até 90 dias.

Kostikova/Getty Images/iStockphoto

A partir do ano que vem, esses visitantes terão que se registrar no Etias antes da viagem.

Getty Images/iStockphoto

O documento deverá ser solicitado pela internet e terá validade de três anos, ou até o fim da validade do passaporte apresentado pelo viajante -- o que vier primeiro.

Andrew Neel/Unsplash

O Etias vem sendo discutido pelas autoridades europeias desde 2016, foi aprovado pelo Parlamento Europeu em 2018 e deveria entrar em vigor em 2021, mas foi adiado.

davidf/Getty Images

O Etias é um sistema completamente eletrônico que autoriza a entrada e acompanha visitantes de países que não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen.

Alex Azabache/Unsplash

Segundo as autoridades, a medida visa garantir que os viajantes não sejam uma ameaça à segurança, mas também busca reduzir o tempo de espera nas fronteiras, bem como impedir a imigração ilegal.

Rayyu Maldives/Unsplash

Além do uso para fins comerciais e de turismo, o novo sistema permitirá também que as pessoas visitem os países europeus por motivos médicos e de trânsito.

Ibnu Al Rasyid/Unsplash

O primeiro passo para solicitar a entrada no Espaço Schengen será preencher um formulário online, o que deverá levar cerca de dez minutos.

Getty Images

Para familiares de cidadãos dos países do Schengen, será necessário enviar comprovante de parentesco, cartão de residência e outras informações básicas.

iStock

Para usar a autorização concedida pelo Etias corretamente, o visitante deverá entrar na Europa pelo primeiro país indicado em sua solicitação.

iStock

O Espaço Schengen abrange 27 países europeus. Eles não possuem controles fronteiriços entre si.

Getty Images/iStockphoto

São eles: Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein,, [...]

Getty Images/iStockphoto

[...] Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 08 de novembro de 2023.