Mercado Municipal Paulistano

Uma viagem no tempo do coração gastronômico de SP

Por Gabrielli Menezes

Ícone dos turistas e dos paulistanos, o Mercado Municipal Paulistano concentra ao longo de 87 anos e por 12,6 mil m² frutas, verduras, peixes, temperos e muita história (além, é claro, do famoso sanduíche de mortadela)
Leticia Moreira/ Folhapress
Conhecido como Mercadão, o casarão instalado na Rua da Cantareira foi inaugurado em 1933. Antes disso, o Mercado Municipal ficava na antiga Várzea do Carmo, no centro, onde as condições higiênicas eram precárias.
Acervo da Biblioteca da FAU-USP
Foi somente em 1939, porém, que os primeiros bondes passaram a circular próximos ao Mercado e que o público conseguiu frequentar de fato o Mercadão. Posteriormente, tornou-se o principal ponto de recebimento de alimentos.
Acervo Folhapress
O lugar, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, possui lindos vitrais assinados pelo artista Conrado Sorgenicht Filho que mostram cenas do campo, de cultivo, colheita e criação de gado.
Alf Ribeiro/Folhapress
Com a criação do Ceasa, em 1960, como ponto de comercialização de alimentos, o Mercadão quase foi implodido, mas felizmente conseguiu se firmar como um destino turístico e histórico. O tombamento do casarão foi decretado em 2004.
Leandro Moraes/UOL
No mesmo período, uma reforma levou o glamour de volta ao Mercadão com a criação de um mezanino com restaurante. Hoje em dia, os dois andares somam uma circulação média semanal de 50 mil pessoas.
Lalo de Almeida/ Folhapress

Da pitaya à mortadela

São quase 300 boxes que oferecem ao público experiências para os mais diversos apetites
Léo Burgos/Folhapress
Enquanto um vendedor chama a clientela para comer um pastel de bacalhau, outro pergunta se você conhece pitaya enquanto corta a fruta nas mãos para dar uma provinha.
Eduardo Knapp/Folhapress
Também não faltam barracas de frutas e temperos que expõem seus produtos do chão ao topo do estande.
Alf Ribeiro/Folhapress
E tem ele: o sanduíche de mortadela, que faz uma legião abrir o bocão para morder os exagerados 300 gramas do embutido acomodados em duas fatias de pão.
Robson Ventura/Folhapress

Primavera Gastronômica

Até domingo (27), o Mercadão promove atividades on-line e presenciais para quem gosta de cultura e comida
Rubens Cavallari/Folhapress
O evento reúne palestras de especialistas como a chef Heloísa Bacellar, contações de histórias, intervenções artísticas e brunchs. Confira a programação completa no link abaixo.
Eduardo Knapp/Folhapress
Publicado em 26 de setembro de 2020.

Reportagem
Gabrielli Menezes

Edição
Eduardo Burckhardt

Continue navegando por Nossa