Melhores chefs do mundo: 6 brasileiros estão no ranking; confira

Por Rafael Tonon

O chef espanhol Dabiz Muñoz conquistou pela terceira vez consecutiva o título de melhor chef do mundo no The Best Chef Awards.

PIOTR WYSZYNSKI

Seis chefs brasileiros foram destacados no ranking, com Helena Rizzo, Alberto Landgraf e Manu Buffara subindo em suas posições.

Reprodução/Instagram@helenarizzo

A chef Manu Buffara, de Curitiba, teve a maior ascensão entre os brasileiros, subindo 31 posições e alcançando o 19º lugar.

Theo Marques/UOL

Alex Atala, do D.O.M., manteve a presença no ranking, enquanto o casal Lisiane Arouca e Fabrício Lemos estrearam pela primeira vez.

Divulgação/Netflix

Dabiz Muñoz, conhecido por sua criatividade e negócios inovadores, é comparado ao Cristiano Ronaldo da gastronomia.

Divulgação

Muñoz, à frente do DiverXO, possui uma filosofia ousada e é reconhecido por pratos maximalistas e conceitos inovadores.

Jorge Gil/Europa Press via Getty Images

A cerimônia incluiu novos prêmios, como Chef Local, compartilhado por Roberto Solís e Wilson Alonzo, e homenagem a Ferran Adrià (foto) como Legend Chef.

Getty Images

Albert Adrià teve uma entrada notável no ranking, alcançando a segunda posição devido ao seu trabalho no restaurante Enigma, em Barcelona.

Moisés Torne

Desde sua criação em 2017, o The Best Chef Awards ganhou destaque e se tornou uma premiação relevante, destacando chefs como personalidades.

Rafael Tonon/UOL

O prêmio utiliza um processo de votação envolvendo um júri anônimo de jornalistas gastronômicos, personalidades e votos dos próprios chefs.

Rafael Tonon/UOL

Em 2017, a lista foi expandida para incluir 100 novos nomes, tornando a competição mais acirrada e aumentando a tensão entre os concorrentes.

Rafael Tonon/UOL

Alguns chefs brasileiros, como Jefferson Rueda, Janaína Torres e Rafa Costa e Silva, também foram considerados na premiação deste ano.

Marcus Steinmeyer

Ferran Adrià foi homenageado pelo respeito à tradição na gastronomia, destacando a importância da herança cultural no cenário culinário.

Getty Images

Veja o ranking completo em Nossa.

Angelo Pastorello/Divulgação
Publicado em 21 de novembro de 2023.