Proteção ameaçada

Manguezais do Brasil para não deixar de conhecer

Por Eduardo Vessoni

Após Ricardo Salles anular regras de preservação ambiental em áreas como manguezais e restingas, a Justiça do Rio suspendeu decisão do ministro do Meio Ambiente, na última terça-feira (29).
Getty Images/iStockphoto
Transição entre o mar e ambientes terrestres, o manguezal é o berçário de espécies marinhas, como peixes e moluscos. O Brasil tem cerca de 25 mil km² desse tipo de ecossistema costeiro.
Getty Images/iStockphoto
Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, em 15 anos, o Brasil perdeu 20% de seus manguezais, devido à expansão urbana.
Eduardo Vessoni
Área de proteção permanente, de acordo com o Código Florestal, o manguezal é fonte de renda de moradores locais e cenário para diversos atrativos turísticos do Brasil
Eduardo Vessoni

Porto de Galinhas (PE)

O bairro Pontal de Maracaípe é conhecido por esse manguezal de águas claras que pode ser visitado em jangadas de madeira e com paradas para observação de cavalos-marinhos.
Eduardo Vessoni

Galinhos (RN)

A 170 quilômetros ao norte de Natal, essa península de dunas e praias desertas abriga braços do Rio Aratuá que servem de cenário para banhos e até prática de Stand Up Paddle.
Eduardo Vessoni

Barra do Camaratuba (PB)

No extremo norte do estado, a Trilha do Caranguejo Uçá é uma caminhada fluvial de 3 km que começa em águas rasas de manguezal e termina no encontro do rio com o mar
Eduardo Vessoni

Barra do Caí (BA)

Do distrito de Cumuruxatiba, em Prado, saem barcos que seguem pelo interior de florestas e manguezais do Rio Caí, no sul da Bahia.
Eduardo Vessoni

Rio Bunharém (BA)

Em parceria, a agência Arraial Trip Tur e o hotel Maitei organizam expedições de Stand Up Paddle nos manguezais desse divisor natural entre Porto Seguro e o distrito de Arraial d'Ajuda, no sul da Bahia.
Maitei Hotel/Divulgação

"Guapimirim [Região Metropolitana do Rio] abriga o maior trecho de manguezal do Estado do Rio de Janeiro e é considerado a Arca de Noé da Baía de Guanabara"

Rafael Coelho,
da Guapimirim Tur
Rafael Coelho / GuapimirimTur

Saco do Mamanguá (RJ)

Em Paraty, é possível realizar passeios de bote por manguezais e trilhas de fácil acesso até cachoeiras próximas ao Saco do Mamanguá, espécie de fiorde brasileiro.
Eduardo Vessoni
Publicado em 01 de outubro de 2020.

Reportagem
Eduardo Vessoni em colaboração para Nossa

Edição
Juliana Simon

Continue navegando por Nossa