Apaixonados por Kombi, casais desbravam o mundo a bordo do veículo
Por Nossa
História
Em 2 de setembro de 1957, saía da linha de montagem da fábrica da Volkswagen a primeira unidade feita no Brasil. Para celebrar um dos automóveis mais queridos do país, a data marca o Dia Nacional da Kombi.
Getty Images
A Kombi logo se tornou um dos símbolos da contracultura hippie e do estilo de vida itinerante. Mesmo fora de produção desde 2013, ela ainda encanta os viajantes. Confira cinco casais que desbravam o mundo a bordo do veículo e compartilham no Instagram suas aventuras.
Reprodução/@idletheorybus
Por aí de Kombi
Reprodução/Instagram @poraidekombi
Em março de 2018, Vanessa e Lorenzo partiram do Rio Grande do Sul a bordo de uma Kombi amarela, que foi batizada de 'Madalena'. Logo no primeiro dia de viagem, o motor do carro fundiu, o que virou motivo de brincadeiras.
Apesar do começo não muito auspicioso, a dupla já percorreu 8 países, 27 estados brasileiros e mais de 44 mil quilômetros. Para completar, o espaço pequeno do automóvel é dividido com um cachorro, o Galeto.
Reprodução/Instagram
Vivendo mundo afora
Reprodução/Instagram
Os perrengues implícitos em uma viagem de Kombi são mostrados de modo realista por Vanessa e Otaviano, que estão viajando pela América do Sul a bordo da Maria Eugênia, 'Maricota' para os íntimos, desde 2016.
Reprodução/Instagram
Ao mesmo tempo em que trabalham como nômades digitais, eles mostram em seu perfil no Instagram os problemas com atolamentos, nevascas e falhas mecânicas. Atualmente, o casal se prepara para prosseguir viagem nos Estados Unidos com uma nova Kombi.
Transformada em casa e escritório, ela recebeu o apelido carinhoso de 'Trudy' e levou o casal pelo Brasil, pela Argentina, pelo Chile, pela Bolívia e pelo Peru.
Reprodução/Instagram
EnjoyTrip
Reprodução/Instagram
Diego e Roana só tinham R$ 8 mil no banco quando partiram em uma viagem com a sua cachorrinha Zed em janeiro de 2017. Desde então, a família vive a bordo de 'Janis', uma Kombi dos anos 1990.
Reprodução/Instagram
O casal, que se mantém com trabalhos que vão aparecendo ao longo do caminho, já dirigiu por 17 países da América, passando por paisagens que vão de montanhas nevadas do Chile e praias do México a parques nacionais dos EUA.
Em seus 57 mil quilômetros de andanças pela América do Sul, 'Margarita', uma simpática Kombi amarela, já atravessou a Amazônia de barco e percorreu as paisagens mais inóspitas dos Andes.
Reprodução/Instagram
Seus donos são Salva e Carol, que partiram do Rio de Janeiro em 2016 com a companhia de uma cachorrinha, a Carica. Até agora, eles já percorreram nove países.
Em maio de 2019, Rodrigo e Manoela embarcaram em uma Kombi de 2013, a 'Analuz', para viajar pela América Latina. Eles saíram do Rio Grande do Sul e passaram por Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Equador.
A situação se complicou na Colômbia, que coincidiu com o início da pandemia. Impedidos de deixar o país, eles ficaram retidos em Medellín e tiveram que cumprir quarentena no espaço limitado do automóvel.