De Maria-Fumaça a Trem do Forró: 11 passeios incríveis de trem no Brasil

Por Nossa

Viajar de trem oferece uma experiência única e encantadora para quem busca explorar novos destinos de uma maneira diferente.

iStock/Getty Images

Ao embarcar em uma viagem ferroviária, os passageiros têm a oportunidade de apreciar paisagens deslumbrantes, muitas vezes inacessíveis por outros meios de transporte.

Getty Images/iStockphoto

Isso proporciona a oportunidade de explorar lugares autênticos, descobrir novas culturas e vivenciar a hospitalidade local de uma maneira mais profunda.

iStock

Veja, a seguir, 11 passeios de trem surpreendentes:

Jub Job/iStock

1. Trem da Serra do Mar (PR): o trem viaja por 110 km em uma ferrovia com 125 anos de história, através de uma das áreas mais preservadas de mata atlântica no Brasil.

Getty Images/EyeEm

2. Trem da Serra da Mantiqueira (MG): após a partida, o trem começa a subir a serra da Mantiqueira, visitando a estação de Coronel Fulgêncio, a 1.085 metros acima do nível do mar.

Reprodução / Serra Verde Express

3. Expresso Turístico da Luz (SP): os trajetos disponíveis atualmente são Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba.

Jefferson Pancieri/Embratur

4. Trem das Águas (MG): o roteiro do Trem das Águas tem duração total de duas horas e é embalado por show ao vivo de violeiros.

Halfpoint/Getty Images/iStockphoto

5. Trem das Termas (SC e RS): composto por uma maria-fumaça de 1920 e seis vagões, o Trem das Termas faz um passeio que dura uma tarde inteira.

iStock

6. Trem do Corcovado (RJ): é com ele que muitos turistas chegam até o Cristo Redentor e os mirantes que o rodeiam. A viagem, feita em terreno íngreme, dura apenas 20 minutos.

microgen/Getty Images/iStockphoto

7. Trem do Forró (PE): opera apenas durante o período de festas juninas e é, literalmente, uma balada em movimento. A atração é composta de uma locomotiva a diesel e dez vagões.

Victor Soares/ Leia Já Imagens/ Estadão Conteúdo

8. Trem do Vinho (RS): com 23 km de extensão e duas horas de duração, o passeio começa na cidade gaúcha de Bento Gonçalves.

Creative Commons/Gustavo Kunst

9. Estrada de Ferro Campos do Jordão (SP): a Estrada de Ferro Campos do Jordão é quase centenária e hoje tem trens turísticos operando apenas no trecho urbano de Campos do Jordão.

Divulgação

10. Trem Cultural dos Imigrantes (SP): o trem, puxado por uma locomotiva a vapor de 90 anos, percorre trecho que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes.

Vanessa Canoso / Divulgação

11. Trem Turístico São João del Rey - Tiradentes (MG): a maria-fumaça percorre 12 km da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por d. Pedro 2º em 1881.

Flavio Benedito Conceição/Getty Images
Publicado em 13 de novembro de 2023.