Aventuras

5 expedições pioneiras da história recente do mundo das viagens

Por Eduardo Vessoni, colaboração para Nossa

Criado em 1904, em Nova York, o Explorers Club ("Clube de Exploradores") é um seleto grupo multidisciplinar que reconhece e promove explorações científicas e pesquisas de campo.
Craig Barritt/Getty Images for Johnnie Walker
Entre os membros reconhecidos pela importância em expedições históricas estão Shackleton (foto), explorador polar que tentou cruzar a Antártica a pé, e o brasileiro Cândido Rondon, pelas viagens na Amazônia.
Ernest Shackleton/Royal Geographical Society via Getty Images
O clube é conhecido também pelo jantar temático nada convencional que acontece, anualmente, com opções como carne de jacaré, canapés de escorpião, larvas, baratas e até tempura de aranhas.
J. Kempin/FilmMagic
Confira nas próximas lâminas as cinco viagens pioneiras do mundo das expedições, segundo a lista Famous Firsts ("Famosos Inícios") do Explorers Club.
Print Collector/Getty Images

Polo Norte (1909)

Embora o feito seja questionado até hoje, Robert Peary, famoso pelas viagens de trenó na Groenlêndia, e Matthew Henson são considerados os primeiros homens a atingir o extremo norte do planeta, em abril de 1909.
Topical Press Agency/Getty Images
Acompanhada de 4 inuítes (população indígena do Ártico) e sem dados geográficos ou de navegação precisos que comprovassem a viagem, a dupla teria, na verdade, chegado a poucos quilômetros do Polo Norte.
Robert Peary/Hulton Archive/Getty Images

Polo Sul (1911)

Frustrado por não ter sido o primeiro a chegar ao Polo Norte, supostamente conquistado por Peary, o norueguês Roald Amundsen partiu então em busca do extremo sul do planeta, em 1910.
Getty Images
Embora Robert Scott tenha partido meses antes com o mesmo objetivo, Amundsen e sua pequena equipe de 4 homens atingiram o Polo Sul, a bordo de trenó puxado por cães, no dia 14 de dezembro de 1911.
Hulton-Deutsch Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images

Cume do Everest (1953)

O ponto mais alto do mundo, a 8.849 metros sobre o nível do mar, foi conquistado pela primeira vez pela dupla formada pelo neozelandês Edmund Hillary e o sherpa nepalês Tenzing Norgay.
REUTERS/Peter Jackson
Conhecida como Expedição Britânica ao Everest, a escalada de 1953 foi liderada por John Hunt, após décadas de tentativas fracassadas.
Getty Images

Fossa das Marianas (1960)

Considerado o ponto mais profundo dos oceanos, entre o Pacífico e o Mar das Filipinas, o local foi alcançado pela dupla Don Walsh e Jacques Piccard.
Getty Images/iStockphoto

Apollo 11 (1969)

A última experiência da lista das viagens pioneiras do Explorers Club é a chegada desse voo espacial na Lua, uma missão que durou oito dias.
AFP
No dia 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin andavam em terreno lunar, cujos registros mostravam a Terra de uma perspectiva até então nunca vista.
Nasa/Divulgação
Publicado em 25 de outubro de 2021.

Reportagem
Eduardo Vessoni em colaboração para Nossa

Edição
Juliana Simon

Continue navegando por Nossa

Inscreva-se no YouTube de Nossa