Brasileiro

Os sabores da região Norte em treze receitas

Os pratos do Norte são repletos de grandeza. As receitas estão conectadas a heranças indígenas e aos aspectos geográficos da região, cujo valor ambiental e social é conhecido mundo afora.
Ricardo Lima/Getty Images
Os rios em abundância da Amazônia colocam na panela peixes como o filhote, o tambaqui e o pirarucu. Do topo das árvores vêm a banana, o cupuaçu e o tucumã. Da terra, tira-se a mandioca, que dá origem a joias como o tucupi, a maniva, a tapioca e as farinhas.

Confira os pratos emblemáticos da região.
Getty Images/iStockphoto

Filhote na brasa

Encontrado em água doce, nas bacias do Tocantins-Araguaia e do Amazonas, o prestigiado filhote vai na brasa e é servido com cuscuz de farinha d'água.
Divulgação

Tacacá

O caldo mais consumido do Norte é feito à base de tucupi, o líquido amarelado e ácido extraído da mandioca brava. Jambu, camarão e camarão seco enriquecem o líquido bebido direto na cuia.
Raul Fonseca

Maniçoba

Preparar esse prato típico do Pará é para os fortes. A "feijoada" com maniva (a folha da mandioca triturada) em vez de feijão leva sete dias para ficar pronta. Quanto mais tempo cozinha, mas saborosa tende a ficar.
Quintalparaense/Instagram

Baixaria

Popular no Acre, trata-se de uma comida de pós-balada. O nome vem da "bagunça" que é o cuscuz de milho desmanchado servido num prato com carne moída, cebolinha e ovo frito.
Raul Fonseca

Caldeirada

Geralmente feito na panela de barro, é um cozido que cada família dá o seu toque. Leva peixe, frutos do mar, tomate e pimentão e lembra uma moqueca, mas sem dendê nem leite de coco.
Raul Fonseca

Farofa de banana

O passo a passo une duas paixões, a farofa de mandioca e a banana pacovã, e serve como acompanhamento para outros preparos da lista.
Beto_Junior/Getty Images/iStockphoto

X-caboquinho

Patrimônio Cultural Imaterial, o queijo quente de Manaus é com coalho mais dois ingredientes regionais: tucumã, fruta salgada e oleosa, e banana pacovã frita.
Reprodução Instagram

Costela de tambaqui

Peixe celebrado na Amazônia, o tambaqui é carnudo que só. Dele aproveitam-se até as costelas, que rendem boas mordidas assadas ou fritas.
Reprodução Instagram

Pato no tucupi

O prato, que era usado pelos povos indígenas para conservar carne, tornou-se um ícone da região e do tradicional almoço do Círio de Nazaré, manifestação religiosa católica à Nossa Senhora do Nazaré.
Maria do Carmo/ Folha Imagem

Bombom de cupuaçu

A fruta de polpa branca cremosa e sabor intenso é orgulho dos nortistas. Sua geleia vai em bombons que podem ser encontrados facilmente a cada esquina.
Janduari Simões/Folhapress

Bolo de macaxeira

Com a macaxeira, os povos indígenas mostraram como se faz o aproveitamento total de um alimento. E por que não utilizá-la numa sobremesa?
Clara Gouvêa /UOL

Extra!

Thiago Castanho ficou conhecido por prestigiar ingredientes e pratos carregados de cultura. Veja duas receitas autorais que colocam o Norte sob a perspectiva do chef.
Reprodução Instagram

Camarão empanado na tapioca

Lais Teixeira/Divulgação

Pãozinho de tapioca

Lais Teixeira/Divulgação

Brasileiro

A nova temporada de Nossa traz os sabores, belezas e saberes dos Brasil. Joelma é a curadora do Norte. Clique abaixo e confira o conteúdo do quarto ciclo.
Arte UOL