Cidades fantasma

Cenários de tragédias e abandono, localidades fascinam turistas

Por Eduardo Vessoni

Fordlândia

Para produzir a própria borracha para suas fábricas nos Estados Unidos, o empresário Henry Ford criou a primeira cidade-empresa da Amazônia, uma colônia industrial às margens do Rio Tapajós.
Getty Images

Fordlândia

Esse distrito de Aveiro, no Pará, funcionou entre 1927 e 1945 e foi um verdadeiro fracasso, causado pelo clima hostil, terreno inadequado para cultivo mecanizado e choque cultural entre trabalhadores locais e americanos.
Getty Images

Epecuén

Famoso pelas águas minerais do lago Epecuén, esse balneário a 570 km de Buenos Aires desapareceu em uma inundação, em 1985. Febre do turismo de saúde, a partir dos anos 20, a vila chegou a ficar 10 metros abaixo da água. Hoje, com o retrocesso das águas, o local tem um único morador
Flickr Vision

Humberstone

A 50 km de Iquique, no norte do Chile, esse povoado chegou a abrigar cerca de 3.500 pessoas, durante o auge do ciclo do salitre nas minas locais.
Getty Images
Declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, o povoado foi abandonado em 1960, após a crise de uma empresa local. Atualmente, as ruínas de casas e monumentos são atrativos turísticos, em pleno Deserto do Atacama.
Getty Images

Pripyat

Criada para abrigar trabalhadores, essa cidade do norte da Ucrânia é destino fantasma desde o acidente na Usina Nucelar de Chernobyl, em 1986.
Barcroft Media via Getty Images
Popularizada após o sucesso da série "Chernobyl" da HBO, a cidade é atração turística oficial da Ucrânia, desde 2019.
Barcroft Media via Getty Images

Kolmanskop

Fundado em 1908, no sudoeste da Namíbia, esse povoado atraiu alemães em busca de diamantes e foi abandonado em 1954, após o esgotamento do cristal na região.
LightRocket via Getty Images
Tomado pelas areias do Deserto do Namibe, o povoado já foi cenário de filmes, documentários, séries e até capa de disco.
Universal Images Group via Getty

Hashima

Patrimônio Mundial pela Unesco, essa ilha japonesa na Província de Nagasaki funcionou como uma comunidade de mineração de carvão, entre 1890 e 1974, quando a mina local foi fechada e a ilha ficou completamente deserta.
Getty Images

Bodie

Com ares de cenário de filme de faroeste, essa cidade da Califórnia remete aos tempos da corrida do ouro nos Estados Unidos, no final do século 19. Atualmente, abriga 200 casas de madeira abandonadas que podem ser visitadas.
Flickr Vision
Em seus tempos áureos, a californiana Bodie chegou a ter 10 mil moradores, 30 minas de ouro e 65 saloons. O local funciona hoje em dia como Parque Histórico Estadual da Califórnia, aos pés das cordilheiras de Sierra Nevada.
Universal Images Group via Getty
Publicado em 13 de agosto de 2020.

Reportagem
Eduardo Vessoni, colaboração para Nossa

Edição
Juliana Simon

Continue navegando por Nossa