Fresh Prince of Bahia

Will Smith Baiano é são-paulino e fã de Ceni

Por Bernardo Gentile

Estudante de publicidade, Naio Barreto tem 27 anos e faz vídeos para internet há cinco anos. Com sucesso consolidado na sua cidade (Camaçari), na Bahia, há alguns meses ele estourou nas redes sociais, imitando o Will Smith.
Reprodução/Instagram
Os amigos já chamavam a atenção para a semelhança entre Naio e o astro de Hollywood, mas o pulo do gato foi usar um aplicativo que transforma usuários em celebridades. Assim nasceu o Will Smith Baiano.
gifs.com

A sacada foi fazer meu dia a dia como se fosse ele. Aí virei o Will Baiano. Em poucos meses passei para mais de 200 mil seguidores".

Naio Barreto
Uma das maiores curiosidade dos fãs é seu time de coração, e a resposta surpreende: "Torcida do Bahia faz pressão aqui para gravar vídeo com camisa deles, mas sou torcedor do São Paulo. Vejo todos jogos, já fui até no Morumbi".
Arquivo Pessoal

Eu nasci na Bahia, mas minha mãe mora em São Paulo. Então desde pequeno passava cinco meses lá e o resto em Camaçari. Já morei duas vezes em São Paulo, quando virei torcedor mesmo. E foi assim que passei a torcer pro clube".

Naio Barreto
Arquivo Pessoal
Mas entre os dois principais clubes da Bahia, qual o preferido de Naio? "Aqui eu gosto mais é do Vitória. Tenho até camisa, já fui em alguns jogos. Sou são paulino, mas também gosto deles".
Divulgação/Vitória
Como muitas das crianças brasileiras, Will Smith Baiano tentou ser jogador de futebol. Porém, o sonho ficou pelo caminho logo cedo. "A verdade é que eu era muito ruim, agora só jogo meus 'babas' [pelada] mesmo", se diverte.
Arquivo Pessoal
Will Baiano, inclusive, realizou o sonho de muito torcedor do São Paulo: conheceu o Aloísio Chulapa, um dos ídolos do clube e até tomou um 'danone' (como o ex-jogador chama cerveja) com ele.
Arquivo Pessoal

Minha amiga conhecia ele e marcou esse chope em Salvador. Bicho parece um Opala de tanto que bebe [risos]. Um cara muito humilde".

Naio Barreto
Mas o ídolo do são-paulino é outro: "Gosto também de Junior e Leandro Guerreiro. Marcaram época. Lugano também, próprio Aloísio Chulapa. Mas o Ceni é meu maior ídolo, não tem jeito".
REUTERS/Adrees Latif
Apesar da derrota para o RB Bragantino, Will Baiano diz acreditar que o São Paulo vai ser campeão brasileiro. "Estou confiando muito nesse título. Time bem, apesar do tropeço que me fez passar raiva. Mas está bom. Secar os caras também, né? Flamengo perdeu junto, deu tudo certo".
Jorge Rodrigues/AGIF
Publicado em 08 de janeiro de 2021.