Uniformes das Olimpíadas 2024: veja as roupas que serão usadas na abertura

Por Lucas Rocha

Além de ser uma grande celebração à união dos povos, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos também ganhou um status fashion.

Getty Images

Isso porque o uniforme das delegações acaba chamando bastante a atenção. Confira, a seguir, as peças mais comentadas antes mesmo da apresentação.

Reprodução/Instagram

Brasil

A Riachuelo desenvolveu as produções em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COI). A marca Havaianas também ficou responsável por criar os chinelos que vão compor o look.
Reprodução/Instagram

Estados Unidos

A grife Ralph Lauren imprimiu sua identidade nos looks dos atletas, apostando em peças de alfaiataria no estilo colegial em contraste com a calça jeans.
Reprodução/Instagram

França

A Berluti uniu forças com a renomada stylist Carine Roitfeld para desenvolver peças que remetem ao smoking.
Reprodução/Instagram

Haiti

A estilista italiana Stella Jean buscou como referência a obra "Passage", do haitiano Philippe Dodard. A designer ainda optou por tecidos reciclados na confecção das peças.
Reprodução/Instagram

Canadá

A Lululemon repetiu a parceria iniciada em 2022, durante a Olimpíada de Inverno em Pequim. Feitos em jacquard, os looks trazem estampas de elementos que representam o país.
Reprodução/Instagram

Itália

A Armani segue sendo responsável por desenvolver as produções dos atletas, como tem sido feito desde 2012. Neste ano, Giorgio Armani priorizou o estilo esportivo e confortável.
Reprodução/Instagram

Grã-Bretanha

A grife Ben Sherman assina os uniformes pela terceira vez. O resultado elaborado pelo diretor criativo Mark Williams foi para reforçar a importância da unidade entre as quatro nações, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Reprodução/Instagram

Coréia do Sul

O designer Musinsa Standard desenhou os looks da delegação sul-coreana. Com uma pegada mais esportiva, as peças são inspiradas no símbolo circular nacional "taegeuk", que ocupa o centro de sua bandeira.
Reprodução/Instagram

Holanda

A Denham buscou tecido bem tecnológicos para produzir os looks. O Kinetic Denim proporciona resfriamento e fios de aerogel em nome do conforto.
Reprodução/Instagram

Irlanda

Laura Weber trouxe elementos dos quimonos de judô para projetar a jaqueta minimalista da delegação irlandesa. A lapela "emoldura" as futuras medalhas e os bordados de trevo simbolizam as quatro províncias da Irlanda.
Reprodução/Instagram

Taiwan

O designer taiwanês Justin Chou, da Just In XX, criou um terno cinza que incorpora tecidos projetados de forma sustentável e as obras de vários artistas, incluindo Paul Chiang.
Reprodução/Instagram

Espanha

Assinado pela marca esportiva Joma, a produção é inspirada na flor cravo, um símbolo enraizado na cultura espanhola, descrito como "fundindo tradição com modernidade".
Reprodução/Instagram

Letônia

O uniforme entrou na discussão nas redes sociais por ser muito semelhante ao do Brasil. Assinado pela marca 4F, o look é composto por jaquetas esportivas e peças mais casuais.
Reprodução/Instagram

Austrália

A produção foi inspirada no estilo e cultura de Paris. O blazer tem os nomes de todos os 301 campeões olímpicos australianos e apresenta o juramento dos atletas bordado no bolso interno.
Reprodução/Instagram

República Tcheca

O design das peças é resultado da parceria entre a marca Alpine Pro e o estilista Jan Cerny. Os grandes casacos estampados foram inspirados no "balo?ák" para homenagear Paris, já que essa peça é muito popular na cidade.
Reprodução/Instagram

Polônia

Apesar da Adidas ser responsável pelas peças nas competições, quem desenvolveu o uniforme da abertura foi a marca independente polonesa Bizuu, apostando em peças de alfaiataria.
Reprodução/Instagram

Portugal

A Decenio optou por uma produção bem clássica na cerimônia de abertura com peças de alfaiataria em azul marinho. O diferencial é o lenço que leva mensagens de amor e paz.
Reprodução/Instagram

Alemanha

A delegação alemã optou por looks mais esportivos para a ocasião. Quem assina a coleção é a Adidas, que fez o contraste do amarelo e vermelho vibrantes com verde escuro e estampas gráficas.
Reprodução/Instagram

Estônia

A coleção criada por Reet Aus é baseada no princípio do design circular. As peças utilizam jeans 100% reciclados que foram desenvolvidos especialmente para a ocasião.
Reprodução/Instagram

México

A peça principal será combinada com uma camiseta preta, enfatizando o design do uniforme apelidado de "Victoria Alada", que presta homenagem ao Anjo da Independência.
Reprodução/Instagram
Publicado em 24 de julho de 2024.

Veja Também