Cheirinho, freguesia...

Palmeiras e Flamengo decidem Libertadores em ápice de rivalidade de 5 anos

Palmeiras e Flamengo vão decidir a Libertadores de 2021 em uma partida que representa o ápice da rivalidade que cresceu muito entre os dois times nos últimos cinco anos. Desde então, foram dois Brasileiros e uma Libertadores para cada lado, além de provocações, tensões e jogos marcantes
Alexandre Vidal / Flamengo

O "cheirinho" em 2016

A origem dessa rivalidade mais acirrada está em 2016, quando a torcida do Flamengo começou a brincar que estava sentindo "cheirinho de título" no Brasileiro daquele ano. Só que a taça ficou com o Palmeiras, e os alviverdes não perdoaram nas redes: "ficaram só no cheirinho mesmo".
Instagram/Reprodução

Zoeira no aeroporto

Em 2018, quando o Palmeiras venceu de novo o Brasileirão, os jogadores se lembraram do Flamengo na comemoração. Em frente a uma loja do Rubro-Negro no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, os alviverdes brincaram de novo com o "cheirinho", zoando o rival e tampando o nariz.
Instagram/Reprodução

Fla derruba dois técnicos

O Flamengo deu o troco em 2019 -- não só foi campeão brasileiro e da Libertadores, dominando totalmente a temporada, como derrubou nada menos que dois treinadores do Palmeiras. Felipão caiu após tomar 3 a 0 em setembro, e Mano Menezes, após levar 3 a 1 em dezembro
REUTERS/Pilar Olivares

2020 consolida forças

O ano de 2020 serviu para consolidar ainda mais os dois times como as principais forças do futebol brasileiro na atualidade. O Flamengo venceu o Brasileirão pela segunda temporada seguida, enquanto o Palmeiras voltou a levantar a Libertadores após 21 anos.
Alexandre Vidal/Flamengo

Confusão na Supercopa

Na Supercopa do Brasil, em abril de 2021, teve até confusão e troca de socos nos túneis dos vestiários. Jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica das equipes trocaram provocações, e os ânimos se exaltaram. Em campo, deu Flamengo, nos pênaltis, após empate por 2 a 2.
EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Fora de campo

Com estrutura e investimentos que destoaram no contexto do futebol brasileiro nos últimos anos, os dois times também travaram duelos extracampo -- quem contratava melhor, quem arrecadava mais, quem tinha o maior patrocínio... tudo isso entrou ainda mais nas discussões dos torcedores, especialmente em redes sociais.
Fabio Menotti

A "guerra" pelo público

Outra frente que opôs os clubes recentemente foi a pressão do Flamengo para acelerar a volta do público aos estádios em meio à pandemia. O Palmeiras foi um dos clubes que encabeçou o movimento contrário a essa ideia. De novo, as discussões dos cartolas vazaram para provocações e trocas de farpas entre torcedores em redes sociais.
Lucas Figueiredo/CBF

Final peso-pesado

Agora, pela primeira vez na história, a Libertadores será decidida em uma final com os dois últimos campeões. O retrospecto recente é amplamente favorável ao Flamengo: das últimas dez partidas com o Palmeiras, o Rubro-Negro venceu cinco, empatou quatro e perdeu apenas uma.
Marcello Zambrana/AGIF
Publicado em 30 de setembro de 2021.

Veja Também