Mistério sobre jogo lendário de Jordan ganha novo capítulo
Por Adriano Wilkson
O dia 11 de junho de 1997 não começou bem para o Chicago Bulls, que enfrentaria o Utah Jazz pelo quinto jogo das finais da NBA. A série estava empatada. O ginásio de Utah estava lotado. O adversário estava invicto...
... e Michael Jordan, o melhor jogador do time, estava gripado.
Scott Cunningham/NBAE via Getty Images
Dick Raphael/NBAE via Getty Images
Mesmo assim, o Bulls venceu (90 a 88) e abriu caminho ao título. Com uma atuação célebre, Jordan fez 38 pontos e liderou a vitória. Aquele ficou conhecido como "O Jogo da Gripe".
Nathaniel S. Butler/NBAE via Getty Images
Mas tudo mudou com a série "The Last Dance - Arremesso Final", da Netflix. Lá, Jordan e amigos dizem que o mal-estar começou após eles pedirem pizza na véspera do jogo.
Streeter Lecka/Getty Images
Eu comi a pizza sozinho. Ninguém mais comeu. Acordei 2h30 da manhã vomitando pra todo lado. Não foi "o Jogo da Gripe". Foi intoxicação alimentar.
Michael Jordan
Streeter Lecka/Getty Images
A surpreendente revelação correu o mundo, e uma teoria ficou popular: teria sido um torcedor do Jazz o responsável por dar pizza estragada ao melhor jogador do mundo?
Getty Images
A história chegou ao conhecimento de Craig Fite, um técnico de futebol americano. Ele não conseguiu ficar calado.
Brian Bahr /Allsport via Getty Images
Sendo o cara que entregou a pizza, eu tenho uma questão sobre isso. Eles fizeram algum diagnóstico? Falaram com algum médico? Aquela pizza foi feita corretamente. Eu segui todas as regras.
Craig Fite, ex-funcionário de pizzaria em Utah
Arquivo pessoal
Fite diz que não teria motivo para levar uma pizza estragada a Jordan, até porque ele era torcedor do Bulls. Ele tinha acabado de ser contratado como gerente da pizzaria e não colocaria seu emprego em risco.
Nathaniel S. Butler/NBAE via Getty Images
"O mito de que Jordan recebeu uma pizza ruim de um torcedor do Jazz é verdade? Não! Jordan fez um jogo lendário na noite seguinte enquanto lutava contra alguma doença? Sim! Ele e os Bulls eram fenomenais", disse Fite.
Andrew D. Bernstein/ NBAE/ Getty Images
Com duas versões tão conflitantes, permanece o mistério sobre a verdadeira causa do mal-estar de Jordan. Foi gripe? Pizza estragada? Ressaca? Talvez nunca saberemos. A única certeza é que não haverá outro jogador como ele.