Fomos surpreendidos novamente!

Jogadores brasileiros que você não esperava que fossem para a Europa

Por UOL, em São Paulo (SP)

O lateral Henrique, ex-Vasco, foi anunciado como novo reforço do Lyon, da França, ontem (28). A transferência do jogador para o futebol europeu chamou a atenção dos próprios torcedores do Cruz-maltino -- ele estava no grupo de atletas que não seriam aproveitados pelo técnico Marcelo Cabo e treinava em horários alternativos.
Reprodução/ol.fr
O defensor não é o primeiro jogador brasileiro que, de forma inesperada, chega à Europa. O UOL Esporte listou outros casos para você relembrar. Confira:
GIPHY

Wellington Paulista

O atacante chegou ao West Ham emprestado pelo Cruzeiro em 2013. O que chamou a atenção é que antes de chegar ao futebol inglês, o jogador havia passado pelo Palmeiras sem marcar nenhum gol -- também por empréstimo da Raposa.
West Ham United FC/Divulgação

Thiago Carleto

Atualmente no Vila Nova-GO, o lateral chegou ao Valencia pós jogar algumas partidas no Santos entre 2007 e 2008 -- era banco do experiente Kléber. Depois, ele foi emprestado ao Elche e retornou ao futebol brasileiro.
Reprodução

Matheus Fernandes

O meio-campista revelado pelo Botafogo, e que estava no Palmeiras, foi contratado pelo Barcelona no ano passado por cerca de 7 milhões de euros. Ontem (18), o clube catalão rescindiu com o atleta, que agora está sem clube.
Divulgação/FC Barcelona

Doni

O ex-goleiro jogou por Corinthians, Santos e Cruzeiro, mas só chegou ao futebol europeu após se juntar ao Juventude. No time do Sul do país, ele conheceu o ex-zagueiro Antônio Carlos, que lhe apresentou um empresário que o viu treinando e quis levar o jogador para a Roma com um contrato de 10 anos. Jogou no time italiano entre 2005 e 2011.
Shaun Botterill/Getty Images

Willian José

Após passagens sem muito brilho por São Paulo, Grêmio e Santos, Willian José recebeu uma proposta para o time B do Real Madrid e seu empresário considerou a opção em janeiro de 2014. Em abril daquele ano, o técnico Carlo Ancelotti relacionou o jogador para uma partida do time principal do clube merengue.
Reprodução

Douglas

O lateral tinha muitas limitações quando era jogador do São Paulo, mas isso não foi um problema para o Barcelona. Em 2014, o time catalão pagou 4 milhões de euros para contar com o atleta, que depois conviveu com empréstimos.
REUTERS/Gustau Nacarino

Zé Love

Após passar por diversos clubes do futebol brasileiro, o atacante teve uma chance no Santos entre 2010 e 2011. Com Neymar no time, conseguiu marcar seus gols e chamou a atenção do Genoa -- que pagou cerca de R$ 13 milhões por ele.
Reprodução

Júlio Sérgio

O ex-goleiro passou por algumas equipes do interior de São Paulo até chegar ao Santos, onde ficou entre 2002 e 2004. Ele fez testes na Roma e permaneceu na equipe de 2006 até 2013. Encerrou sua carreira em 2014, no Comercial de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Reprodução

Faixa bônus - Alexandre Pato

Mesmo após chegar ao Milan em 2007, ninguém esperava um retorno de Pato ao futebol europeu após suas passagens por Corinthians e São Paulo. No entanto, o Chelsea acertou o empréstimo do atleta junto ao Timão. Nos Blues, ele também foi mal.
OLI SCARFF/AFP
Publicado em 29 de junho de 2021.

Veja Também