As maiores rivalidades do Flamengo fora do Rio

Por Thiago Braga

Por onde o Flamengo passa desperta paixão e, muitas vezes, ódio, com rivalidades que há tempos cruzaram a fronteira do Rio de Janeiro. O UOL Esporte lista quais são os maiores rivais do Rubro-Negro fora de casa.
Giphy

Atlético-MG

Depois do fim da partida entre Flamengo e Atlético-MG, no último final de semana, o clima esquentou e jogadores e funcionários dos dois times começaram uma discussão acalorada. É o retrato da rivalidade que os clubes carregam desde os anos 80.
Reprodução / Sportv
A reclamação mineira recai sobre a arbitragem da final do Brasileiro de 80 e na Libertadores de 81, quando José Roberto Wright expulsou cinco atleticanos no jogo-desempate que deu a vaga à fase final ao Flamengo. Ainda teve o Brasileiro de 87, quando Renato Gaúcho fez uma partidaça e eliminou o Galo no Mineirão, até desembocar nos dias atuais.
Divulgação

Sport

Quando o Sport contratou Diego Souza, em 2014, escolheu a camisa 87 para o jogador: recado direto para o Flamengo. O número era uma provocação aos cariocas pelo título do Brasileiro de 1987, que foi decidido a favor dos pernambucanos pelo STF. Até hoje os torcedores dos dois clubes se provocam sobre quem é de fato o campeão de 87.
Daniel Vorley/AGIF

Palmeiras

Palmeiras e Flamengo disputam a hegemonia do futebol brasileiro desde 2018, chegando ao auge na final da Libertadores no próximo dia 27. Extracampo ainda teve guerra de liminares para não ter torcida no Allianz Parque, pedido para adiar jogo por falta de atletas do Flamengo e decisão da Supercopa do Brasil, vencida pelo Mengão.
Alexandre Vidal / Flamengo

Athletico-PR

Nas quartas de final da Copa do Brasil de 2019, o Flamengo treinado por Jorge Jesus era favorito, mas foi eliminado nos pênaltis pelo Athletico-PR diante de 70 mil pessoas no Maracanã. Em 2021, novamente fora de casa, o Furacão eliminou o Fla da semifinal da Copa do Brasil. A tensão cresceu no jogo seguinte, com as delegações dos dois clubes quase brigando nos vestiários.
Thiago Ribeiro/AGIF

Grêmio

Uma rivalidade que atravessou décadas, mas precisou de um personagem em comum para voltar à tona. Nos anos 80, Flamengo e Grêmio protagonizaram grandes jogos. Teve jogo decisivo na Libertadores, Copa do Brasil e final de Brasileirão. Mas em 2019, na Libertadores, o rubro-negro foi implacável e pôs fim ao período vitorioso do Grêmio treinado por Renato Gaúcho ao enfiar 5 a 0 no rival.
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

São Paulo

Mais uma briga na Justiça na conta do Flamengo. Com o São Paulo o clube carioca briga para ver quem é o dono da Taça das Bolinhas, uma das maiores polêmicas que dura até hoje no futebol brasileiro.
NELSON ANTOINE/FOTO ARENA/AE
Publicado em 05 de novembro de 2021.

Veja Também