Como fazer

Conheça 4 passos simples para não ser uma pessoa homofóbica

Você sabia que no dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia. A data marca a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) que em 1990 deixou de considerar a homossexualidade como um distúrbio mental.

Pensando no combate à homofobia no dia a dia, Ecoa separou quatro frases que você pode dizer mesmo sem saber que são homofóbicas para explicar o que é homofobia e como ela passou a ser considerada crime no Brasil.

Getty Images

"Eu sou contra o homossexualismo"

Getty Images
Segundo o documento "Manual de Comunicação LGBTI" da organização Grupo Dignidade, é incorreto e preconceituoso usar o termo "homossexualismo". Isso porque o "sufixo 'ismo' denota doença e anormalidade". O termo correto é "homossexualidade".

Além disso, você não precisa ser contra ou favorável à orientação sexual do outro. Cada pessoa, segundo as leis brasileiras, é livre para se relacionar com quem desejar.

Getty Images

"E a minha liberdade de expressão?"

Getty Images

O limite da liberdade de expressão é o limite da ofensa e esse limite é dado pela lei. Não posso ofender alguém e alegar que estou exercendo minha liberdade de expressão. Há limites. Não se pode fazer apologia ao crime, ser racista, homofóbico

Marina Ganzarolli,,
advogada
Getty Images
Em 2019, o Supremo Tribunal Federal entendeu que o Congresso Nacional se omitiu em legislar sobre condutas discriminatórias baseadas na orientação sexual ou na identidade de gênero. E o que isso quer dizer?

Quer dizer que o STF entendeu que pode ser aplicada a lei do antirracismo para os crimes de LGBTfobia.

Getty Images

E como a lei se aplica?

Segundo a advogada Marina Ganzarolli, pode-se entender a LGBTfobia hoje nessas duas chaves do campo da justiça criminal:

Injúria racial: Se você ofende uma pessoa trazendo elementos discriminatórios baseados na orientação sexual e/ou na identidade de gênero.
Crime de racismo: Quando se ofende todo um grupo social, no caso a população LGBTQIA+ dizendo, por exemplo, "ser LGBT é uma doença".

Getty Images

Lgbtfobia é um termo genérico, que representa crime de ódio e preconceito contra pessoas LGBTQIA+. A palavra homofobia e transfobia são espécies de crime de lgbtfobia. A primeira em razão de preconceito contra a sexualidade e a segunda em razão do preconceito contra identidade de gênero.

Bruna Andrade,
CEO na Bicha da Justiça
Getty Images

"Mas foi só uma piada"

Getty Images

Muitas vezes, uma piada pode representar uma história cheia de traumas e violências para a outra pessoa fazendo com que venha à tona com esse tipo de injúria uma série de adoecimentos mentais como síndrome do pânico, ansiedade, distúrbios alimentares e depressão. O que não é ofensivo para você, pode ser ofensivo para outra pessoa

Marina Ganzarolli,
advogada
Getty Images/iStockphoto

A vítima pode buscar a justiça

"Muitas vezes as ações cíveis trazem reparações mais importantes para a vítima nesse tipo de situação", explica Ganzarolli.

As ações cíveis são as ações indenizatórias por danos morais e danos materiais. "Para esse tipo de violência é também importante a reparação monetária de alguma forma. As consequências são duras para as vítimas e muitas não buscam a justiça muitas vezes porque isso envolve um sofrimento de um trauma muito grande"

Getty Images

"Ok ser LGBTQIA+, mas precisa beijar em público?"

Getty Images
Mais uma vez, citando o documento "Manual de Comunicação LGBTI" da organização Grupo Dignidade, "da mesma forma que casais de sexos/gêneros expressar afeto em público é um direito de todas e todos e as leis são aplicadas de forma igualitária".
Getty Images

Sofri homofobia, o que posso fazer?

A advogada Marina Ganzarolli fala sobre o poder que tem uma prova e uma testemunha na hora de registrar um Boletim de Ocorrência. O celular pode te ajudar nisso!

"Você pode gravar tudo, gravar não é um ato ilegal. Ilegal é fazer um uso indevido dessa gravação. E mais do que postar nas redes sociais, é importante usar essa gravação que comprove o crime de homofobia às autoridades policiais", explica.

Getty Images
Para ser aplicada a decisão do STF quanto ao crime de LGBTfobia, cabe à Polícia Civil por meio das Secretarias de Segurança Pública estabelecer normas para que, nas delegacias, os delegados e policiais possam atender às possíveis vítimas.

Aqui você encontrar um documento elaborado pela Fundação Getúlio Vargas com protocolos que orientam "a força policial e auxiliar na sua atuação em casos de homotransfobia" que você pode conferir acessando o "Leia Mais".

Getty Images

Para saber mais!

Você também pode acessar a conta no Instagram Bicha da justiça que atua com educação em direito para pessoas LGBTQIA+!
Getty Images

O Dia Internacional Contra a Homofobia é importante para a gente lembrar que essa luta ainda não está vencida, mas que estamos fazendo um trabalho de formiguinha

Marina Ganzarolli,
advogada
Getty Images
Publicado em 17 de Maio de 2021.
Reportagem: Camilla Freitas
Edição: Fred Di Giacomo