Vão dar o que falar

13 pessoas para ficar de olho em 2022

Apesar do arrefecimento nas mortes por covid-19, o próximo ano terá grandes desafios pela frente: o acesso a alimentos saudáveis e combate à fome, a defesa da Amazônia, das florestas e dos povos originários, a diminuição da desigualdade, e do aquecimento global, a luta contra o racismo, a lgbtfobia, entre tantas questões urgentes.

Muita gente tem trabalhado todos os dias para transformar o presente e o futuro do país em um lugar melhor e mais justo para todas as pessoas.

Ecoa separou algumas dessas pessoas para ficar de olho no próximo ano.

Txai Suruí

"A indígena de Rondônia que discursou na COP26 em defesa da Amazônia e é fundadora do Movimento Juventude Indígena de Rondônia", detalhou Carmen Silva ao indicar a jovem Txai Suruí. Carmen é liderança do Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) e vencedora do 1º Prêmio Ecoa, na categoria Causadores.
Reprodução/Instagram

Mafoane Odara

Para a advogada Luana Pereira, curadora de Ecoa, Mafoane Odara será uma das referências nos debates de diversidade e inclusão, principalmente no mundo corporativo. Mafoane é colunista, ativista, psicológa e mestre em psicologia
Divulgação

Stefano Volp

O escritor e roteirista Stefano Volp foi indicado pelo colunista Alexandre Ribeiro, que escreve semanalmente em Ecoa na #DaQuebradaProMundo. "ele é criador da editora Escureceu que vem lançando preciosidades da literatura negra mundial", contou.
Divulgação

Veronica Santana

"Feminista agricultora que muito tem contribuído com o debate sobre o papel social da mulher na construção dos diferentes saberes", disse Ana Cristina Nobre, coordenadora da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, sobre a atuação de Veronica Santana. A Rede foi a vencedora da categoria Iniciativas que Inspiram, do 1º Prêmio Ecoa.
Reprodução/Instagram

Edson Cardoso

O doutor em educação pela USP e coordenador do Irohin - Centro de Documentação e Memória Afro-brasileira, é a indicação de Mariana Belmont, colunista de Ecoa. "Edson é nossa liderança central e histórica do movimento negro", contou.
Fundo Brasil

Monique Malcher

A escritora e artista visual da periferia de Santarém (PA) foi vencedora do Prêmio Jabuti este ano e é a aposta do colunista Fred Di Giacomo. "A polivalente Monique Malcher teve suas colagens destacadas na capa da revista Cult, lançou uma zine em homenagem à Gal Costa e ainda segue pesquisando seu doutorado pela UFSC. Tudo isso com apenas 32 anos. Monique promete agitar a cena cultural brasileira", explicou Fred.
Monique Malcher/Arquivo pessoal

Marcelo Rocha

O jovem ativista Marcelo Rocha é uma das principais vozes contra o racismo ambiental e a crise climática. "O Marcelo esteve envolvido em um monte de coisas importantes esse ano, incluindo a COP26. As discussões sobre mudanças climáticas precisam levar em conta as populações mais afetadas pela crise se quisermos ver uma transformação real, e o Marcelo está no centro dessa conversa", explicou Fernanda Schimidt, editora de Ecoa.
Fernando Moraes/UOL

Thiago Sussekind

Thiago é indicação do colunista Eduardo Carvalho. "É um jovem engajado politicamente. estuda direito, faz parte de movimentos que discutem a política e a introdução de jovens de diferentes lugares na disputa. É alguém potente e que faz ecoar outros tantos e tantas que precisam ser ouvidos. Em um ano dominado pelo debate eleitoral, nada mais justo do que a juventude ser potencializada", explicou Edu.
Reprodução/Instagram

Aline Matulja

"A Aline fala sobre sustentabilidade de um jeito simples, além de encampar projetos de saneamento para mulheres e de ensino sobre meio ambiente", contou Camilla Freitas, repórter de Ecoa.
Curso Online Yam de Sustentabilidade

Alice Pataxó

Outra brasileira participante da COP26 é aposta para 2022. Alice Pataxó foi escolhida por Beatriz Mattiuzzo, fundadora da Marulho, empresa vencedora do 1º Prêmio Ecoa. Para Beatriz, a atuação descontraída de Alice no TikTok é um dos pontos altos
Reprodução/Instagram

Filipe Russo

"Indico meu grande amigo Filipe Russo, que junto com outros colegas criou a startup SagaPro EdTech, que traz a conversa da saúde emocional para as escolas", disse a colunista Mari Rodrigues.
Reprodução/Instagram

Almir Suruí

Txai Suruí ganhou o mundo este ano. Mas, para a repórter de Ecoa Paula Rodrigues, o país também precisa ficar de olho no pai da jovem indígena, Almir Suruí. "Cada vez mais acho que ele vai se tornar a maior liderança indígena do país. Todas ações dele com os suruís são muito avançadas", justificou.
Associação Metareilá

Galo

Paulo Lima, o Galo, é líder dos entregadores antifascistas e ganhou o noticiário em 2021 após protesto que deixou escultura de Borba Gato em chamas. É a aposta de Marcos Candido, repórter de Ecoa: "ele cantou com Racionais MCs, foi preso e está articulando umas coisas."
Felipe Larozza/UOL
Publicado em 30 de dezembro de 2021.
Edição: Fernanda Schimidt