Vale a pena comprar carro que não é mais produzido ou é furada?

Por Felipe Carvalho

O mercado de usados enfrenta objeções, como o temor de escolher um modelo que já saiu de linha, devido à dificuldade de encontrar peças de reposição e a revenda.

Mateus Bruxel/Folhapress

Uma cliente interessada em comprar um hatch de R$ 100 mil, com preferência pelo Yaris, ficou receosa ao saber que o sedã Yaris deixará de ser fabricado em breve.

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Expliquei à cliente que, mesmo que o hatch Yaris saia de linha, carros da Toyota têm boa liquidez no mercado de usados, como ocorre com o Etios.

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Dados da Fenabrave mostram que 58,1% dos 50 modelos usados mais vendidos em um mês já saíram de linha; entre os 15 mais vendidos, apenas cinco modelos ainda são produzidos.

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Os 10 modelos de usados mais vendidos, que já saíram de linha, são: VW Gol, Fiat Palio, Fiat Uno, Chevrolet Celta, VW Fox, Ford Ka, Ford Fiesta, Fiat Siena, Chevrolet Corsa e VW Voyage.

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Esses modelos são populares devido à sua simplicidade mecânica, confiabilidade e baixo custo de manutenção, o que facilita a revenda e a manutenção.

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O mercado de usados pode ter pegadinhas, como carros baratos com motores potentes e muitos equipamentos, mas com alto custo de manutenção e dificuldade de revenda.

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Modelos complicados, que não aparecem no ranking da Fenabrave, são evitados no mercado de usados, apesar de algumas pessoas verem oportunidades nesses carros.

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Um exemplo de modelo complicado é o Nissan Altima, que apesar de espaçoso e bem equipado, vendeu pouco e não compartilha peças com outros carros vendidos no Brasil.

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O Fusca, um 'dinossauro' dos carros usados, ainda é popular, com 4.615 unidades vendidas em um mês, destacando-se pela simplicidade mecânica e durabilidade.

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Publicado em 12 de julho de 2024.

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