Caçador de Carros

Caçador de Carros

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Fuja do imposto: 6 boas opções de carros usados isentos de IPVA em 2025

Todo fim de ano o IPVA vira assunto nas negociações de carros usados. Isso acontece porque quem está vendendo tenta finalizar o negócio antes de virar o ano, justamente para escapar da cobrança desse imposto. Já quem está comprando sabe que não vai conseguir escapar, portanto tenta abater o valor no preço do veículo.

Não existe regra para isso, vai muito da conversa entre vendedor e comprador. O que nem todos sabem é da possibilidade de 'escapar' dessa cobrança. Para isso, basta escolher o carro certo. Mas calma, não me refiro a alguma marca ou modelo específico, mas sim ao ano de fabricação do carro. Dependendo da idade dele, o imposto não é mais cobrado.

Cada estado tem suas regras para isso. A maioria deles não cobra IPVA de veículos com mais de 15 anos de fabricação. Uma menor parte isenta veículos com mais de 10, 20 ou 30 anos. Para saber a regra, basta consultar o Detran de cada estado.

Se você não quer pagar esse imposto e obviamente não se importa em ter um carro mais antigo, separei algumas opções de bons usados que já não pagam mais IPVA. É possível comprar agora e nem se preocupar com isso na negociação. Só não se esqueça que é preciso considerar o ano de fabricação deles.

Por exemplo, no estado de São Paulo o carro precisa ter mais de 20 anos de fabricação, portanto ser fabricado até 2004, independentemente de ser modelo 2004 ou 2005.

Acima de 10 anos

Ford Ka
Ford Ka Imagem: Divulgação

Quem mora em um dos estados que isentam o IPVA dos carros com mais de 10 anos de fabricação pode considerar o primeiro ano da terceira geração do Ford Ka. Lançado em 2014, essa geração é a mais desejada por contar com o visual moderno, que acompanhou o modelo até o final de sua vida.

Desde as versões mais simples, o Ka já era equipado com duplo airbag, freios ABS, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas e sistema de som. O motor poderia ser 1.0 ou 1.5, sempre com câmbio manual de 5 marchas, nas carrocerias hatch ou sedã.

Continua após a publicidade
Honda Fit
Honda Fit Imagem: divulgação

Outra opção que também apareceu no ano de 2014 foi a terceira geração do Honda Fit, um dos campeões de preferência no mercado de usados. Essa geração foi a primeira a oferecer somente uma opção de motor, no caso o 1.5, que poderia ser equipado com câmbio manual de 5 marchas ou automático do tipo CVT.

O Fit é um carro simples, porém com os principais equipamentos de conforto e segurança, com a vantagem de ter um excelente aproveitamento de espaço interno, um dos motivos do seu sucesso.

Acima de 15 anos

Renault Symbol
Renault Symbol Imagem: Divulgação

Como dito anteriormente, a maioria dos estados isentam de IPVA os carros com mais de 15 anos de fabricação. Se você mora em um deles pode considerar veículos feitos até 2009.

Continua após a publicidade

Um carro que foi apresentado naquele ano foi o Renault Symbol, modelo de pouco sucesso, mas que tem suas qualidades. Baseado no Clio sedã, o Symbol era um pouco mais refinado e bonito, contava até com mimos como ar-condicionado automático na versão mais completa.

Sempre equipado com motor 1.6, que poderia ser 8v ou 16v, e câmbio manual de 5 marchas, é a típica mecânica Renault que equipou vários modelos por muitos anos, ou seja, dificilmente o dono de um Symbol se depara com dificuldade para encontrar peças de reposição.

Honda City
Honda City Imagem: divulgação

Outra opção também lançada em 2009 é o Honda City, um dos poucos sobreviventes que ainda são oferecidos zero-km pela marca no Brasil. Mesmo caro, foi um sucesso no seu lançamento e ainda é muito desejado no mercado de usados. Oferecido sempre com motor 1.5, tinha opção de câmbio manual ou automático, ambos de 5 marchas.

Acima de 20 anos

Toyota Fielder
Toyota Fielder Imagem: Divulgação

Uma das peruas mais desejadas no mercado de usados, a Toyota Fielder já não paga mais IPVA nos estados que isentam carros fabricados até 2004. Esse foi o ano de lançamento da Fielder, que inclusive tem preços inflacionados no mercado graças à boa reputação que os veículos da marca sempre tiveram no Brasil.

Continua após a publicidade

Curiosamente não teve versões em seus primeiros anos, tendo apenas opções de câmbio manual ou automático, em um padrão de acabamento semelhante ao Corolla XEi da época. O motor era o 1.8 que rendia bons 136 cv de potência. Difícil é conseguir uma perua dessa em bom estado de conservação, pois quem tem, não vende.

Ford EcoSport 4WD
Ford EcoSport 4WD Imagem: divulgação

Outra opção que começou a ser fabricado em 2004 é o Ford EcoSport com tração 4x4. Essa configuração é, sem dúvidas, a mais legal do modelo, por calar os críticos que não aceitavam o fato de ser um SUV somente com tração dianteira. Claro que isso é muito comum no presente momento, mas não há 20 anos, quando os utilitários esportivos compactos ainda engatinhavam.

Esse "Eco" 4x4, foi configurado com o motorzão 2.0 com 143 cv de potência, e câmbio manual de cinco marchas. Tem tudo para se tornar um clássico no futuro e já deve estar no radar dos colecionadores, principalmente se for com a carroceria amarela, uma das cores do lançamento.

Siga o UOL Carros no

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.