Uma nova tecnologia de fiscalização de velocidade está em fase experimental em cidades como Curitiba (PR) e no interior de São Paulo.
Prefeitura de Curitiba/Divulgação
Diferente dos radares fixos convencionais, essa tecnologia usa ondas eletromagnéticas para medir a velocidade dos veículos antes de passarem pelo radar.
A tecnologia, chamada efeito Doppler, detecta a velocidade do veículo até 50 metros após a passagem pelo aparelho, podendo flagrar infrações logo após o radar.
Os novos radares estão em teste em Curitiba (PR) e em várias rodovias do interior de São Paulo, como a Washington Luís (SP-310) e Luiz de Queiroz (SP-304).
Prefeitura de Curitiba/Divulgação
Além da velocidade, os novos radares podem flagrar outras infrações, como mudança de faixa proibida e avanço de sinal vermelho.
Especialistas afirmam que a tecnologia incentiva os motoristas a manterem a velocidade permitida por pelo menos 50 metros após o radar, aumentando a segurança viária.
Em Curitiba, os equipamentos já têm mostrado bons resultados na fiscalização de velocidade.
Prefeitura de Curitiba/Divulgação
Herick Dal Gobbo, coordenador de Monitoramento por Dispositivos Eletrônicos em Curitiba, afirma que essa tecnologia é uma tendência que deve se espalhar por outras cidades do Brasil.
Menor Manutenção: O uso do efeito Doppler requer menos manutenções corretivas, tornando a fiscalização mais eficaz.
Homologação e Aferição: Esses equipamentos estão homologados pelo Inmetro e são aferidos periodicamente conforme a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Prefeitura de Curitiba/Divulgação
Para saber mais, acesse UOL Carros.