As motocicletas atuais têm se tornado cada vez mais seguras.
Desde o chassi, passando pela adoção do freio a disco com sistema antitravamento, a evolução tecnológica tem contribuído para que motociclistas pilotem com mais segurança.
Já existe até modelo com airbag: caso da Honda Gold Wing que, desde 2006 sai de fábrica com um sistema de bolsas infláveis.
Confira, a seguir, algumas tecnologias adotadas nas motos e scooters que fazem esses veículos de duas rodas ficarem cada vez mais seguros.
Desde 2019, todas as motos acima de 300 cc vendidas no Brasil precisam ter freios ABS obrigatórios. Entretanto, até mesmo motos menores e scooters trazem o recurso.
O próprio sistema também evoluiu. Hoje em dia, motos mais caras e sofisticados já contam, inclusive, com freios ABS que funcionam em curvas - um momento complicado para se frear uma moto.
Criado em 2014 pela Bosch, o controle de estabilidade para motocicletas equivale ao Programa Eletrônico de Estabilidade (ou Eletronic Stability Program), o ESP dos carros.
Em resumo, o objetivo de ambos os sistemas é manter o veículo em sua trajetória original.
Por meio de sensores nas rodas, no câmbio e em outras partes da moto, o MSC monitora parâmetros como o ângulo de inclinação, a rotação do motor, e é capaz de fazer ajustes instantâneos.
Com isso, ajuda a evitar uma derrapagem indesejada, mesmo em curvas com inclinação acentuada.
Assim como nos automóveis, o uso de radares é o primeiro passo para a introdução de sistemas avançados de assistência ao condutor.
Também chamados pela sigla ARAS (Advanced Rider Assistance Systems), os sistemas incluem a instalação de vários sensores capazes de fornecer informações sobre o ambiente.
Embora a Honda tenha instalado airbag na Gold Wing desde 2006, outros fabricantes não adotaram o sistema até hoje. Esse cenário, contudo, deve mudar a partir de 2025.
É quando chega ao mercado o primeiro scooter com airbag, promete a Autoliv, fabricante sueca de sistemas de segurança.