Marcas tentam, mas carro elétrico brasileiro ainda não é uma realidade

Por Rafaela Borges

Primeira Marca a Produzir Carro Elétrico no Brasil: Havia expectativa de que a BYD fosse a primeira, mas seu primeiro produto nacional será o híbrido plug-in Song Pro.

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BYD Song Pro: Inicialmente importado da China, o Song Pro será produzido em Camaçari (BA) em uma segunda etapa; a produção de um 100% elétrico ainda não foi confirmada.

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Mercado de Elétricos no Brasil: A produção de carros elétricos no Brasil está distante, com muitas marcas ainda importando EVs da China.

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GWM: Planeja começar a produção nacional com o Haval H6 híbrido; produção de EVs ainda não foi confirmada e depende do início das operações em Iracemápolis (SP).

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Stellantis: Planeja fabricar um elétrico no Brasil; enquanto isso, começará a importar produtos da marca chinesa Leapmotor a partir de 2025.

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Volkswagen: Focada em híbridos flex, a VW tem planos de produzir um EV no Brasil, mas atualmente está focada no lançamento da tecnologia híbrida flex em 2025.

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General Motors/Chevrolet: Defendia um futuro 100% elétrico, mas atualmente a prioridade é desenvolver o sistema híbrido flex, com um novo SUV subcompacto a ser lançado em 2026.

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Importação de EVs Chineses: Marcas como GWM, Stellantis e Volkswagen estão importando EVs da China devido à sua expertise em produção e logística de exportação de veículos elétricos.

Rafaela Borges/UOL

Competitividade da Indústria Brasileira: A dependência de EVs importados da China não favorece a competitividade da indústria automotiva brasileira.

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Futuro dos EVs Nacionais: A produção de um carro elétrico nacional ainda é incerta, com várias promessas de diferentes marcas, mas sem concretizações no curto prazo.

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Publicado em 25 de julho de 2024.

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