Desde 1976

Inovações da Fiat em 44 anos de Brasil

Por Vitor Matsubara

Pioneirismo na veia

Foi em 1976 que a Fiat ergueu sua primeira fábrica fora da Itália. Da cidade de Betim (MG) saíram algumas das maiores inovações da indústria automotiva nacional, que lembramos no 44º ano da empresa no país.
Divulgação/Fiat

Enchendo a cara

'Cachacinha' era o apelido dado ao primeiro carro movido a etanol do país. O combustível chegou ao Fiat 147 em 1979, movendo o motor 1.3 de 70 cv e 11,5 kgfm. O consumo era até 30% menor, mas o preço do etanol (que era 50% menor ao da gasolina) compensava o investimento.
Murilo Góes/UOL

Prestador de serviço

Uma das primeiras unidades foi cedida ao Ministério da Fazenda e atualmente está em poder da Fiat, que negocia para adquiri-lo.
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Peladão

Os populares nem existiam quando a Fiat lançou o Uno Mille. Lançado para beneficiar-se da redução tributária para carros com motor de 800 cm3 a 1-litro, o carro foi um sucesso.
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Só o básico

Espartano, o Mille não tinha saídas de ventilação nas laterais do painel. Retrovisor direito e lavador do para-brisas eram alguns dos opcionais.
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Turbo de fábrica

O Uno Turbo foi o 1º carro de série equipado com turbocompressor. Lançado em 1994, ele tinha um motor 1.4 importado da Itália, que rendia 118 cv e 17,5 kgfm.
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Foguetinho

Pesando 975 kg, o hatch tinha freios de Tempra para parar o endiabrado esportivo que ia de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e chegava aos 195 km/h
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Mais segurança

O hatch médio Tipo foi o primeiro carro nacional a trazer airbag duplo frontal de série.
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Cabeça quente

Antes disso, o modelo que era importado da Itália fez um baita sucesso. Porém, o carro teve a imagem manchada após vários casos de incêndio por conta de uma falha de projeto.
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Três portas?!

Líder do segmento desde 2000, a Strada trouxe várias inovações para as picapes leves, como a cabine estendida e a cabine dupla, que depois ganhou uma terceira porta.
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Copia, mas não faz igual

Lançada pela Fiat em 2013, a inusitada solução só foi copiada pela Volkswagen quatro anos depois na Saveiro Cabine Dupla - e sem a terceira porta.
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Praticidade ou estilo?

A Toro não foi a 1ª picape intermediária (a pioneira foi a Renault Oroch), mas trouxe uma inédita tampa traseira com abertura vertical e bipartida.
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Segundo a Fiat, a intenção é facilitar o acesso á caçamba, e sem prejudica a área útil do compartimento.
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Publicado em 11 de julho de 2020.

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