O ano de 2023 foi marcado por um desempenho muito positivo para diversos carros no Brasil, com mais de dez modelos registrando um crescimento em vendas superior a 20%.
A lista de carros que registraram queda em vendas é significativamente menor, destacando-se por serem exceções em um cenário predominantemente positivo.
O HB20, presente na lista dos dez mais emplacados do país, experimentou uma leve queda em suas vendas em 2023, mas nada significativo.
Seis produtos, no entanto, sofreram quedas mais expressivas, superiores a 20%, influenciando negativamente sua participação no mercado.
Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress
O Citroën C4 Cactus, SUV compacto mais rápido do Brasil, teve a queda mais notável, com uma redução de 80,7%, passando de mais de 17 mil unidades vendidas para 3.414 (até novembro).
O Peugeot 2008, irmão de plataforma do C4 Cactus, também enfrentou um ano desafiador, registrando uma baixa de 67,3%, embora partindo de uma base menor em 2022.
Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
O Honda City Sedã, que havia vendido bem em 2022, experimentou uma queda de 47,5%, passando de mais de 20 mil unidades para 10.911 emplacamentos.
A Chevrolet Trailblazer enfrentou uma redução de 46,1%, partindo de uma base menor em 2022, mas ainda assim apresentando uma queda significativa nas vendas.
O Honda City Hatch registrou 9.989 unidades vendidas, sofrendo uma queda de 31,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre as picapes, a Mitsubishi L200 teve uma queda de 23,9%, totalizando 10.837 emplacamentos em 2023.
Os dados foram obtidos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e consideram o período de janeiro a novembro, comparando com o mesmo período do ano anterior.
A base de comparação varia, destacando que alguns modelos já não haviam apresentado um desempenho excepcional em 2022.
O Citroën C4 Cactus, que teve um avanço notável em 2022, contrastou fortemente em 2023, evidenciando a dinâmica do mercado automotivo.
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