O imposto de importação para carros elétricos subiu para 18%, 20% para híbridos plug-in e 25% para outros híbridos.
A BYD aumentou os preços de seus modelos no Brasil, com acréscimos variando entre R$ 3.000 e R$ 10.000 para diversos modelos.
Reajustes na Linha Dolphin: O BYD Dolphin 2025 teve um aumento de R$ 10.000, passando a custar R$ 159.800, enquanto a versão Dolphin Plus subiu R$ 5.000, agora custando R$ 184.800.
Modelos Yuan Plus, Song Plus e Seal: Esses modelos da BYD também tiveram seus preços reajustados, com aumentos variando entre R$ 3.000 e R$ 10.000.
GWM e seus Aumentos: A GWM aumentou os preços de seus veículos Haval H6, com acréscimos variando de R$ 2.000 a R$ 10.000, dependendo da versão.
Linha Ora da GWM: Os modelos Ora Skin e Ora GT mantiveram seus preços inalterados em R$ 150.000 e R$ 184.000, respectivamente.
Justificativa da GWM: O diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil, Ricardo Bastos, explicou que os reajustes se devem ao aumento no imposto de importação.
Produção Nacional em 2025: A GWM espera que a produção nacional em Iracemápolis, prevista para começar no primeiro semestre de 2025, ajude a mitigar os impactos dos aumentos de impostos e da alta do dólar.
Nova Política Tarifária: A nova tarifa de importação para carros elétricos é uma medida do governo para estimular a produção nacional e reduzir a dependência de importados, com futuros aumentos previstos para 2025 e 2026.
Reações à Nova Política: A Anfavea e a ABVE criticaram a nova política, com a Anfavea preocupada com o impacto no setor nacional e a ABVE criticando a medida por favorecer carros a combustíveis fósseis e desestimular investimentos em veículos elétricos.
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