Suga açúcar do sangue, reduz gordura e desinflama: os benefícios do figo à saúde

Por Fabiana Gonçalves

O figo é uma fruta tão antiga que foi descrita na bíblia, o que leva a crer que ele era cultivado em todas as civilizações do Mediterrâneo desde a Antiguidade.

GMVozd/Getty Images

Entre as suas principais características, destaca-se seu poder antioxidante, por meio dos flavonoides, como a quercetina e a catequina, e também dos ácidos fenólicos, como o ácido gálico.

iStock

Mas não é só isso, o figo ainda é fonte de vitaminas A, B1, B2, K, E, além dos minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Wanderson Monteiro/UOL

Confira a seguir todos os benefícios encontrados na fruta:

Pexels/Eva Bronzini

1. Previne e controla o diabetes

Pexels/Muverrihhanin

O figo é uma fruta de baixo índice glicêmico, o que significa que seu açúcar é liberado aos poucos na corrente sanguínea, ajudando no equilíbrio da insulina.

Pexels/Furkanfdemir

2. Ajuda no emagrecimento

Pexels/Antoni Shkraba

Por ser uma fruta de poucas calorias, baixo índice glicêmico e fonte de compostos bioativos na polpa e na casca, é uma ótima opção tanto como sobremesa como nos lanches intermediários. Isso porque as fibras presentes no alimento garantem saciedade.

Pexels/Antoni Shkraba

3. Protege o coração

Pexels/Solodsha

A inclusão de figo na dieta pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares por causa da presença de fibras solúveis. Elas reduzem a absorção de gorduras e ajudam a varrer o LDL (colesterol "ruim") da corrente sanguínea.

Pexels/Nati

4. Controla a pressão arterial

Pexels/Nadi Lindsay

A fruta tem ação diurética, graças à alta concentração de potássio e à baixa concentração de sódio, que auxilia no controle dos níveis de pressão arterial.

Pexels/Polina Tankilevitch

5. Ajuda a reduzir risco de câncer

GMVozd/Getty Images

O alto nível de antioxidantes do tipo flavonoide luteolina tem ação anti-inflamatória, ou seja, ajuda a combater os radicais livres, sendo capaz de prevenir tumores.

iStock

6. Auxilia na constipação intestinal

Pexels/Eva Bronzini

As sementinhas da polpa têm ação diurética e laxante, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e eliminam as toxinas do organismo.

Pexels/Muverrihhanin

7. Previne o envelhecimento precoce da pele

Pexels/Furkanfdemir

O figo é rico em nutrientes importantes, como as vitaminas C e as do complexo B, além de minerais essenciais para a manutenção da saúde da pele. A fruta também tem carotenoides e polifenois com efeitos protetores contra o envelhecimento precoce.

Pexels/Antoni Shkraba

8. Mantém a saúde óssea

Pexels/Antoni Shkraba

A vitamina K atua no metabolismo da osteocalcina, importante componente ósseo que colabora na prevenção de fraturas.

Pexels/Solodsha
Publicado em 26 de janeiro de 2024.