O figo é uma fruta tão antiga que foi descrita na bíblia, o que leva a crer que ele era cultivado em todas as civilizações do Mediterrâneo desde a Antiguidade.
Entre as suas principais características, destaca-se seu poder antioxidante, por meio dos flavonoides, como a quercetina e a catequina, e também dos ácidos fenólicos, como o ácido gálico.
Mas não é só isso, o figo ainda é fonte de vitaminas A, B1, B2, K, E, além dos minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Confira a seguir todos os benefícios encontrados na fruta:
1. Previne e controla o diabetes
O figo é uma fruta de baixo índice glicêmico, o que significa que seu açúcar é liberado aos poucos na corrente sanguínea, ajudando no equilíbrio da insulina.
2. Ajuda no emagrecimento
Por ser uma fruta de poucas calorias, baixo índice glicêmico e fonte de compostos bioativos na polpa e na casca, é uma ótima opção tanto como sobremesa como nos lanches intermediários. Isso porque as fibras presentes no alimento garantem saciedade.
A inclusão de figo na dieta pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares por causa da presença de fibras solúveis. Elas reduzem a absorção de gorduras e ajudam a varrer o LDL (colesterol "ruim") da corrente sanguínea.
4. Controla a pressão arterial
A fruta tem ação diurética, graças à alta concentração de potássio e à baixa concentração de sódio, que auxilia no controle dos níveis de pressão arterial.
Pexels/Polina Tankilevitch
5. Ajuda a reduzir risco de câncer
O alto nível de antioxidantes do tipo flavonoide luteolina tem ação anti-inflamatória, ou seja, ajuda a combater os radicais livres, sendo capaz de prevenir tumores.
6. Auxilia na constipação intestinal
As sementinhas da polpa têm ação diurética e laxante, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e eliminam as toxinas do organismo.
7. Previne o envelhecimento precoce da pele
O figo é rico em nutrientes importantes, como as vitaminas C e as do complexo B, além de minerais essenciais para a manutenção da saúde da pele. A fruta também tem carotenoides e polifenois com efeitos protetores contra o envelhecimento precoce.
A vitamina K atua no metabolismo da osteocalcina, importante componente ósseo que colabora na prevenção de fraturas.