Suga açúcar do sangue, extrai colesterol e reduz risco de câncer: os benefícios do tomate à saúde

Por Samantha Cerquetani

O licopeno no tomate está associado à menor incidência de câncer de próstata, pulmão e estômago.

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O licopeno no tomate é ativado adequadamente quando consumido cozido, mostrando benefícios específicos na prevenção do câncer.

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Estudos destacam que o licopeno ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e reduz o estresse oxidativo, beneficiando a saúde do coração.

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O licopeno protege contra danos da radiação ultravioleta, contribuindo para a saúde da pele, minimizando poros dilatados e acne.

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Rico em vitamina A, o tomate é benéfico para a saúde ocular, prevenindo doenças associadas à deficiência dessa vitamina.

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O tomate é uma fonte de potássio, auxiliando na redução da pressão arterial e sendo um suplemento benéfico para hipertensão.

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O tomate é rico em cromo, facilitando a ação da insulina e ajudando na regulação dos níveis de açúcar no sangue, benéfico para diabetes tipo 2.

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O tomate, com suas vitaminas, é benéfico para gestantes, contribuindo para a visão, sistema imunológico e desenvolvimento do feto.

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Pesquisas indicam que o tomate, rico em fibras, água e naringenina, pode ter efeito laxativo e anti-inflamatório, mas mais estudos são necessários.

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Suco de tomate mostrou alívio para sintomas da menopausa em estudo, sugerindo benefícios adicionais, mas mais pesquisas são necessárias.

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Alergias ao tomate são raras, mas deve ser evitado por quem tem refluxo gastresofágico e diverticulite devido à acidez e sementes.

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O tomate é versátil, presente em saladas, cozidos, molhos e sucos, podendo ser consumido cru ou cozido.

Léo Avesani

O ideal é consumir pelo menos uma unidade média de tomate por dia, aproximadamente 100g, seja cru ou cozido.

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Opte por tomates brilhantes e firmes; totalmente vermelhos para consumo imediato ou molhos. Podem ser conservados fora da geladeira e o molho de tomate pode ser congelado.

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Publicado em 13 de dezembro de 2023.