Manjericão faz bem ao coração, acalma e ajuda a tratar aftas; veja benefícios

Por Janaína Silva

Muito popular em receitas de origem italiana e mediterrânea, o manjericão é rico em nutrientes importantes à saúde.

Getty Images/iStockphoto

Além disso, contém propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, auxiliares no tratamento de cefaleias, sintomas respiratórios, transtornos gastrointestinais e lesões orais e na pele.

Al Kawasa/Unsplash

São mais de 60 variedades e, da planta, são extraídos óleos essenciais utilizados na culinária, na aromatização e na indústria de cosméticos e perfumaria.

Eugene Mymrin

Confira nove benefícios a seguir.

Getty Images/iStockphoto

1. O manjericão é rico em minerais com atuação na saúde do sistema cardiovascular. O magnésio e o potássio regulam o funcionamento dos batimentos cardíacos.

Istock

2. O eugenol, óleo que dá ao manjericão seu aroma característico, tem poder antioxidante e vasorelaxante, com efeitos positivos sobre a pressão arterial.

iStock

3. A planta tem alta concentração de vitamina A, cujas propriedades são benéficas à saúde ocular, à pele e à manutenção do sistema imunológico.

iStock

4. Compostos bioativos melhoram a homeostase da glicose por meio da inibição da digestão e absorção de carboidratos, propriedades que mimetizam e sensibilizam a insulina.

Getty Images

5. Possui compostos fenólicos responsáveis pela ação antioxidante, com papel fundamental na melhoria do funcionamento do organismo como um todo.

Divulgação

6. A presença de substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas permite que a erva seja usada para tratar aftas, gengivite, dor de garganta e amigdalite.

Getty Images

7. O manjericão tem boas quantidades de geraniol e linalol. Essas substâncias atuam no sistema nervoso central e proporcionam relaxamento.

Getty Images/iStockphoto

8. Os óleos presentes na planta --citronelol, eugenol e linalol-- agem na redução das inflamações no corpo, como artrite, doenças cardíacas e problemas intestinais.

Getty Images/iStockphoto

9. Combate o excesso de gases; é rica em ácido ursólico, que protege e melhora as funções do fígado, e, ainda, contém substâncias com funções digestivas.

Istock

O manjericão é consumido fresco ou seco. As folhas frescas possuem maior teor de princípios ativos, vitaminas e fibras e, por isso, é preciso ter cuidados adicionais no manejo.

iStock
Publicado em 28 de fevereiro de 2024.

Veja Também