Equilibra glicemia, emagrece e reduz colesterol: os benefícios do mamão à saúde

Por Fabiana Gonçalves

O mamão pode ser um aliado da manutenção do peso, graças ao seu baixo valor calórico, além do seu baixo índice glicêmico e grande quantidade de fibras.

iStock

Mas é seu efeito laxativo que facilita o trato intestinal um dos benefícios mais conhecidos do mamão.

Bon Vivant/Unsplash

A fruta tem muitas vitaminas e minerais, entre eles, vitaminas A, C, E e do complexo B, além dos minerais cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre.

iStock

Confira a seguir outros benefícios do mamão:

iStock

1. As fibras presentes no mamão estão relacionadas ao crescimento das bactérias benéficas presentes no intestino, e que estão relacionadas à regulação intestinal.

Getty Images

2. Ajuda a proteger o intestino, já que a semente do mamão contém a enzima papaína que facilita a hidrólise (quebra) das proteínas em aminoácidos.

iStock

3. Como o mamão é uma fruta suculenta de baixo índice glicêmico, poucas calorias e rica fonte de fibras, está sempre presente nas dietas de emagrecimento.

iStock

4. Se consumido diariamente e combinado a uma alimentação saudável, o mamão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos.

Daniel Kfouri/Folhapress

5. Auxilia no equilíbrio do diabetes, já que possui baixo índice glicêmico. Dessa maneira, melhora os níveis de glicemia no sangue.

Embrapa/Divulgação

6. A fruta tem mais vitamina C do que a laranja e vitamina A. Com isso, fortalece o sistema imunológico.

PixoStudio/Getty Images/iStockphoto

7. A união do licopeno, betacaroteno e vitamina C age combatendo os radicais livres que levam ao envelhecimento da pele e colabora para preservar o colágeno.

iStock

O mamão verde é contraindicado para gestantes, pois pode causar aborto ou parto prematuro do bebê, por causa da grande quantidade de látex presente.

Bon Vivant/Unsplash

Já o mamão maduro deve ser consumido com moderação (uma fatia média é suficiente para absorver todos os seus nutrientes).

iStock

Ele deve ser evitado por pessoas que já possuem o trânsito intestinal normal, pois a fruta pode provocar quadros de diarreia.

iStock
Publicado em 01 de março de 2024.