As goiabas são frutas que possuem fibras e vitaminas, principalmente a C, além de cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro.
Existem diversas variedades de goiaba, mas as mais comuns são a de polpa branca com a casca esverdeada e a de polpa vermelha/rosada com a casca amarelada.
A goiaba branca contém mais vitamina C do que a vermelha, que por sua vez possui grande quantidade de licopeno, um antioxidante importante por combater os radicais livres.
Conheça, a seguir, detalhes dos benefícios da goiaba.
Melhora a saúde do coração
Por conter fibras, potássio, vitamina C e licopeno, o consumo frequente da goiaba ajuda na manutenção dos níveis aceitáveis do colesterol considerado "ruim" no corpo, além de melhorar a saúde cardíaca.
Contém vitamina C, que desempenha um importante papel em relação à imunidade, protegendo o organismo de inflamações e infecções. Vale destacar que a goiaba contém quatro vezes mais vitamina C do que a laranja.
O licopeno, presente na goiaba vermelha, é uma substância que protege a pele contra os raios ultravioletas. Além disso, a fruta contém vitaminas A e C, que neutralizam a ação dos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce do organismo.
A vitamina A presente na goiaba evita a degradação da visão e ainda melhora a saúde ocular, pois mantém a córnea saudável e limpa, protegendo as células dos olhos.
Recomendada para gestantes
A fruta melhora o sistema imunológico e a pressão arterial durante a gestação. Além disso, o ácido fólico da fruta ajuda a prevenir defeitos no tubo neural do feto, evitando malformações.
Melhora o funcionamento cerebral
As vitaminas B3 e B6 na fruta têm função muito importante no cérebro: a B3 pode aumentar o fluxo sanguíneo e estimular a função cognitiva; já a B6 é um excelente nutriente para o cérebro e para a função nervosa, melhorando o foco.
Adicionar uma goiaba à rotina alimentar pode ajudar a se sentir satisfeito por mais tempo. Assim, o consumo da fruta, juntamente com atividade física e alimentação adequada, pode contribuir com a perda de peso.
Os especialistas recomendam a ingestão de três a quatro porções de frutas diárias e uma unidade de goiaba é o ideal por dia. Ela pode ser consumida com a casca, desde que bem higienizada.