Mercúrio retrógrado virou o grande vilão da astrologia, mas o que pouca gente sabe é que ele fica retrógrado mais vezes do que se imagina. E não, ele não é o único planeta a mudar de direção.
Tirando Sol e Lua, que não são planetas, todos os demais astros ficam retrógrados: de Mercúrio a Plutão. Afinal, estamos todos girando em torno do Sol.
As retrogradações são uma espécie de ilusão de ótica com explicações astronômicas e que, astrologicamente falando, traz revisões no campo que é regido pelo astro em questão.
Mark Garlick/ Science Photo Library/ Via Getty Images
O planeta retrógrado volta uma ou algumas casas no zodíaco. Ao invés de caminhar grau por grau, do zero ao trinta, ele volta nos graus do signo onde se encontra.
Mark Garlick/ Science Photo Library/ Via Getty Images
Não há qualquer problema em viver essas retrogradações nem nascer com elas no mapa, uma vez que boa parte das pessoas compartilha de seus efeitos.
Graças aos trânsitos retrógrados, é possível assimilar grandes transformações e nos ajustar às transformações que a vida nos impõe. Eles também sempre oferecem uma chance de recomeçar.
Buradaki/ Via Getty Images
Veja, a seguir, o que as principais retrogradações simbolizam.
Buradaki/ Via Getty Images
De maneira geral, as retrogradações de Vênus e Marte também podem trazer gente que não queremos mais em nossas vidas. Vale se questionar: vale a pena abrir espaço?
Buradaki/ Via Getty Images