UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

Naim Suleymanoglu (TUR)
EFE

Suleymanoglu: três vezes campeão olímpico e heptacampeão mundial


Este pequeno atleta de 1,50 m de altura e pouco menos de 60 kg foi considerado durante muitos anos o homem mais forte do mundo. Apelidado de "Hércules de Bolso", Naim Suleymanoglu nasceu na cidade de Pitchar, na Bulgária.

Dois anos antes de Seul-1988, durante o Mundial de Melbourne, na Austrália, o pesista desertou da delegação nacional, refugiando-se na embaixada turca e solicitando nacionalidade daquele país. O fato provocou um conflito diplomático entre Bulgária e Turquia. Após muitas negociações, os búlgaros aceitaram o desejo do atleta e o liberaram em troca de uma indenização de US$ 1 milhão.

Já com a nacionalidade turca, Suleymanoglu participou de seus primeiros Jogos Olímpicos em 1988 - não foi para Los Angeles-1984 devido ao boicote dos países do bloco soviético -, ganhando medalha de ouro e batendo pela 30ª vez o recorde mundial com a marca de 142,5 kg.

Em Barcelona-1992, o turco voltou a ganhar a medalha de ouro. Quatro anos mais tarde, nos Jogos de Atlanta-1996, numa disputa dramática, Suleymanoglu derrotou o grego Valerios Leonidis e conquistou seu terceiro ouro, quebrando seu próprio recorde mundial.

Além dos três títulos olímpicos, Suleymanoglu foi sete vezes campeão do mundo, permanecendo invicto por oito anos e meio. Foi ainda o mais jovem levantador de peso a quebrar um recorde mundial, com apenas 16 anos.
Vasily Alexeyev (URSS)
Arquivo

Alexeyev, que quebrou 80 recordes mundiais, é bicampeão olímpico


O soviético Vasily Alexeyev é considerado o mais famoso atleta na história do levantamento de peso. Nascido na cidade de Moscou, na República Socialista Russa, parte integrante da ex-União Soviética, em 1942, Alexeyev ficou sete anos invicto - entre 1970 e 1977 - em torneios internacionais, colecionando 22 títulos neste período. Entre eles, oito campeonatos mundiais, duas medalhas de ouro olímpicas e nove títulos europeus.

Dono de uma impressionante força física, Alexeyev dominou o esporte com uma marca surpreendente de 80 recordes mundiais durante a carreira, sendo sete deles conseguidos em uma única noite. Este número adquire uma importância maior do que a esportiva, já que o governo soviético premiava o atleta com a soma de US$ 1500 por recorde quebrado, verdadeira fortuna para os padrões socialistas.

Alexeyev começou no esporte como um promissor jogador de vôlei, trocando as quadras pelo ginásio aos 19 anos. Foi também o primeiro halterofilista a superar o mito da marca de 600 kg na prova de peso total - arranque mais arremesso - e a dos 400 kg na prova de arremesso.

Com sua força incomum, o gigante russo - 1,86 m e 160 kg - alcançou a marca de 640 kg no peso total durante os Jogos Olímpicos de Munique-1972. Este recorde jamais será batido, já que a prova foi retirada do programa olímpico depois daqueles Jogos.

Em Montreal-1976, Alexeyev conquistou sua segunda medalha de ouro olímpica. Depois de uma séria lesão em 1978, voltou a competir nos Jogos de Moscou-1980, porém não conseguiu levantar a barra acima dos joelhos. Atualmente, dedica-se a traduzir livros de Jack London para o russo.


  Quadro da modalidade
  País Total
  1º CHN 5 3 0 8
  2º TUR 3 0 1 4
  3º TAI 2 0 2 4
 21º BRA 0 0 0 0

 Resultados
O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova