UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

Cara ou coroa
Na Antuérpia-1920, o italiano Pietro Bianchi e o sueco Albert Petterson terminaram empatados em segundo lugar na categoria médios. Após várias tentativas de desempate, os atletas, exauridos, aceitaram a sugestão dos organizadores: decidir o vencedor no cara ou coroa. Bianchi ganhou.
Atleta mirim
O turco Djemal Bey, de 13 anos, participou da competição nas Olimpíadas de Paris-1924 e ficou em 14º lugar na categoria pena. Nos Jogos seguintes, já um veterano de 17 anos, arrebatou o oitavo lugar.
Polivalente
Em Roma-1960, o norte-americano Tamio "Tommy" Kono ganhou a prata na categoria médio e tornou-se o único pesista com medalhas olímpicas em três categorias diferentes. Nos Jogos de 1952, na categoria dos leves, e em 1956, entre os médio-pesados, Kono ficou com o ouro.
Poeta
O pesado Yuri Vlasov destacou-se não só por seus resultados, mas também por sua sensibilidade artística e capacidade intelectual. Vlasov foi perseguido por escrever livros de poesia e era "escoltado" pela polícia da então União Soviética quando ia competir fora de seu país, para que não pedisse asilo. O atleta, que competia de óculos e distribuía seus livros entre os colegas do esporte, foi campeão olímpico em Roma-1960.
Hércules de bolso
Naim Suleymanoglu, chamado de "Hércules de Bolso", ganhou sua primeira medalha de ouro olímpica em Seul-1988, na categoria até 62 kg. Naim, de 1,50 m de altura, nasceu na Bulgária. Mais tarde optou por defender a bandeira da Turquia, provocando um conflito entre os dois países. A situação só foi solucionada após um ressarcimento financeiro dos turcos.
Farsa alemã
Hitler pretendia reafirmar a superioridade da raça ariana nas Olimpíadas de Berlim-1936. Sua equipe de levantamento de peso, no entanto, frustrou as expectativas e não conquistou sequer uma medalha de ouro. Inconformados, os germânicos forjaram os documentos do austríaco Josef Manger, campeão na categoria dos pesados, tornando-o cidadão alemão. O austríaco, intimidado, calou-se, e a farsa só foi descoberta anos mais tarde.
Superação
O húngaro Imre Foldi foi prata em Tóquio-1964 e na Cidade do México-1968, além de ouro em Munique-1972. Detalhe: Foldi só tinha quatro dedos da mão direita e, em Tóquio, ficou com um dedo paralisado devido ao esforço, conquistando a medalha mesmo assim.
Peso de ouro
Nos Jogos de Moscou-1980, quatro competidores terminaram empatados em primeiro lugar na categoria moscas. O soviético Kanybeck Osmaniolev levou o ouro por ter menos massa corporal.
Transfusão de urina
O canadense Jaqcues Demers chegou a injetar urina de outra pessoa dentro de sua bexiga para não ser pego no exame antidoping em Seul-1988. Descoberto, foi banido do esporte. Demers já havia sido preso por contrabandear esteróides em 1983.

  Quadro da modalidade
  País Total
  1º CHN 5 3 0 8
  2º TUR 3 0 1 4
  3º TAI 2 0 2 4
 21º BRA 0 0 0 0

 Resultados
O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova