Tensão e alívio

Os 45 minutos do drama de Eriksen na Eurocopa

Aos 42 do primeiro partida entre Dinamarca e Finlândia, o camisa 10 dinamarquês Christian Eriksen desmaiou em campo. Até a informação de que ele estava bem e acordado, foram 45 minutos de apreensão e torcida pela vida do meio-campista.
Jonathan Nackstrand/Reuters
Os jogadores da Dinamarca se reuniram em torno da equipe médica que realizava a reanimação do jogador. Foram mais de dez minutos de atendimento no gramado do Estádio Parken, em Copenhagen.
Martin Meissner - Pool/Getty Images
Uma das imagens mais emocionantes desse momento do atendimento foi quando Sabrina Jensen, namorada de Eriksen, desceu ao gramado e foi consolada por Kjaer e Schmeichel
WOLFGANG RATTAY/AFP
Cerca de 20 minutos depois o desmaio, Eriksen foi retirado do gramado para ser encaminhado ao hospital. Uma imagem flagrada pelo fotógrafo da AFP mostra que ele estava com os olhos abertos e segurando o inalador ao rosto.
Pool via REUTERS/Friedemann Vogel
Praticamente ao mesmo tempo, a UEFA confirmou a suspensão da partida, mas orientou os torcedores a permanecerem no estádio até receber mais informações sobre o estado de saúde do jogador.
WOLFGANG RATTAY/AFP
Outro detalhe que emocionou o público foi a presença da bandeira da Finlândia, adversária da Dinamarca na partida, para ajudar a cobrir a maca que levava Eriksen para fora do gramado.
Pool via REUTERS/Friedemann Vogel
Os torcedores que permaneceram nas arquibancadas do Parken entoavam cantos de apoio ao jogador. A torcida finlandesa gritava "Christian!" e os dinamarqueses respondiam "Eriksen!"
Ole Jensen - UEFA/UEFA via Getty Images
Por volta das 14h30 (de Brasília), cerca de 45 minutos após o desmaio de Eriksen, a Federação Dinamarquesa de Futebol comunicou oficialmente que o camisa 10 estava acordado e realizaria exames no hospital próximo ao estádio
Boris Streubel - UEFA/UEFA via Getty Images
Às 15h30 (de Brasília), uma hora após o anúncio de que Eriksen estava bem, a partida foi reiniciada, aos 42 do primeiro tempo. Os finlandeses venceram o jogo por 1 x 0, gol de Joel Pohjanpalo
Pool via REUTERS
Fique bem logo, Eriksen!
Giphy
Publicado em 13 de junho de 2021.