"Ele não vai mudar nunca"

7 lambanças que fazem de Mazepin o Dick Vigarista da Fórmula 1

Por Arthur Sandes

Cinco GPs já foram o bastante para Nikita Mazepin, da Haas, irritar quase metade do grid da Fórmula 1. O comportamento tem feito do russo o "vilão" da atual temporada.
Reprodução
Dick Vigarista, se você não sabe, é o vilão do desenho animado "Corrida Maluca": sempre apronta alguma com os outros pilotos, mas nunca consegue vencer.
Reprodução
Na classificação em Ímola, Mazepin passou Giovinazzi e o impediu de abrir uma volta rápida. O prejudicado soltou o verbo. "O que Mazepin está fazendo? Esse cara é tão estúpido, honestamente", reclamou o italiano.
Bryn Lennon/Getty Images
Em Portimão, o primeiro a se irritar foi Latifi. Uma falha de comunicação com a Williams o fez bloquear Mazepin na classificação; aí o russo "deu o troco". "Que burro, idiota. Não fiz de propósito. Este cara é um p... idiota", disparou o canadense.
Bryn Lennon/Getty Images
Depois, na corrida, o retardatário Mazepin recebeu bandeira azul para dar passagem a Sergio Pérez. Só que ele fechou o carro da Red Bull, e os dois quase bateram. O mexicano o chamou de "maldito imbecil" no rádio, e o russo assumiu a culpa após tomar seu primeiro ponto na carteira de sanções.
Mark Sutton -- Pool/Getty Images
Em Barcelona, Mazepin deu um show de indelicadezas. A lambança mais leve foi bloquear Leclerc em treino livre. "Ele não vai mudar nunca, né", comentou o monegasco no rádio, como que conformado.
Sebastien Nogier - Pool/Getty Images
No dia seguinte, na classificação, Mazepin bloqueou a passagem de Lando Norris e o impediu de fazer uma volta rápida. Por isso recebeu o segundo ponto na carteira - se chegar a 12, será suspenso.
Reprodução
No mesmo treino, Lance Stroll ficou furioso ao tomar uma fechada do russo e mostrou o dedo do meio. "Esse b... não tem a menor ideia do que está fazendo", disparou o piloto da Aston Martin.
Reprodução
Mazepin completou sua lista de lambanças em Barcelona ao demorar para dar passagem a Lewis Hamilton em momento crítico da corrida. "Esse cara vai nos fazer perder a posição", bradou o chefe da Mercedes, Toto Wolff, em reclamação à FIA.
Lars Baron/Getty Images
Mas não só de descortesias vive o piloto russo em seu ano de estreia na Fórmula 1. Ele também já cometeu vários erros: no Bahrein, rodou três vezes (no treino livre, na classificação e na corrida); mais três em Ímola; uma em Portimão; e a última no primeiro treino livre de Barcelona.
Bryn Lennon/Getty Images
As barbeiragens são tantas que já estão até listadas em site, o whendidmazepinspin.com (algo como "quando Mazepin rodou"), que tem um relógio contando minutos e segundos desde o erro mais recente.
Lars Baron/Getty Images
Publicado em 21 de Maio de 2021.