O tempo voa

Ex-jogadores que você viu brilhar em campo e já são treinadores

Por UOL, em São Paulo (SP)

O ex-meio-campista Pirlo, que brilhou no futebol italiano por Inter de Milão, Milan e Juventus, iniciou sua carreira como técnico em 2020 e após passagem negativa pela Juve e um ano parado, acertou seu retorno no Fatih Karagümrük, que disputa a primeira divisão do futebol turco.
Reprodução
Pirlo não é o único de sua geração que pendurou as chuteiras e já está comandando uma equipe. O UOL Esporte listou outros jogadores que você viu brilhar em campo e também buscam o sucesso como treinadores:
GIPHY

Steven Gerrard

O ídolo do Liverpool ficou apenas dois anos aposentado do futebol e começou a carreira como técnico. Ele se destacou pelo Rangers, da Escócia, com um título nacional, e foi contratado pelo Aston Villa -- onde está atualmente.
Reprodução/Aston Villa

Patrick Vieira

Vieira é outro ex-meio-campista que começou cedo a carreira como técnico. Aos 45 anos ele já treinou o New York City, o Nice e atualmente está no Crystal Palace.
GIPHY

Frank Lampard

Lampard também não gostou de ficar parado por muito tempo. Em 2016 ele se aposentou, mas em 2018 já assumiu o Derby County. Depois chegou ao Chelsea, onde foi ídolo no futebol, e hoje está no Everton.
John Walton/PA Images via Getty Images

Wayne Rooney

Rooney fez um caminho muito curioso para ser o técnico do Derby County. No ano passado ele defendia o clube e se aposentou para assumir o cargo como treinador por dois anos e meio.
David Davies/PA Images via Getty Images

Gennaro Gattuso

O ex-volante foi outro nome que se aposentou por um clube e assumiu como técnico. Em 2013 ele parou de jogar pelo Sion, da Suíça, e no mesmo ano assumiu como técnico. Passou por Palermo, Creta, Pisa, Milan, Napoli e foi anunciado na semana passada como novo treinador do Valencia para a próxima temporada.
GIP´HY

Zinedine Zidane

Zidane foi um dos ex-jogadores que mais teve sucesso como treinador recentemente. Foram 11 títulos com o Real Madrid, três deles foram Liga dos Campeões. Atualmente está sem clube e é cotado para assumir o PSG.
Reprodução/Instagram

Thiago Motta

Apesar de ter apenas 39 anos, o ex-meio-campista já está em seu terceiro time desde que virou treinador. Ele coleciona passagens pelo time sub-19 do PSG, pelo Genoa e atualmente está no Spezia -- que é da elite do futebol italiano.
Marco Luzzani/Getty Images

Filippo Inzaghi

O ex-atacante que fez história no Milan também iniciou a carreira como treinador logo após se aposentar dos gramados. Em 2012 ele parou de jogar e já assumiu o time sub-17 do Milan, depois passou pelo sub-20 até chegar ao time principal. Sem muito sucesso passou por Venezia, Bologna, Benevento e hoje está no Brescia.
Divulgação

Quem deve surgir em breve?

Alguns ex-jogadores já estão comandando equipes secundárias de clubes do futebol europeu e devem surgir como treinadores principais em breve. Como é o caso de Júlio Bapstista, que comanda o time B do Valladolid, John Heitinga, que é treinador do Ajax B, e Xabi Alonso, que é técnico da Real Sociedad B.
Reprodução/Instagram
Publicado em 13 de junho de 2022.