Fim da era!

Das juras de amor ao adeus frio: como foi a passagem de Daniel Alves pelo SPFC

A chegada

Dani Alves foi apresentado como novo reforço do São Paulo em agosto de 2019 logo após a conquista da Copa América com a seleção brasileira.
Reprodução/Twitter

Festa no Morumbi

O atleta foi recepcionado por cerca de 40 mil torcedores no Estádio do Morumbi. Além disso, grandes ídolos do clube, como: Kaká, Lugano e Hernanes marcaram presença na festa.
NELSON ALMEIDA / AFP

"Galera, eu só queria dizer para vocês que hoje o São Paulo não contratou um jogador. O São Paulo contratou um torcedor assim como vocês (...) eu prometo retribuir com a mesma entrega com que vocês estão me recepcionando hoje"

Daniel Alves
reprodução/Instagram

Estreia com gol

A primeira partida de Daniel Alves com a camisa 10 do São Paulo foi contra o Ceará no dia 18 de agosto de 2019. A partida terminou em 1 a 0 com gol do novo reforço.
Daniel Vorley/AGIF

Começo positivo

O lateral teve um começo de temporada positivo, o melhor de sua carreira. Em 2020, ele chegou a marcar cinco gols em dez jogos disputados.
Bruno Ulivieri/AGIF

Queda para o Mirassol

Mesmo que o começo tenha sido positivo para Dani, a queda para o Mirassol nas quartas de final do Paulistão foi o primeiro 'escorregão' que ele viveu com o SPFC.
Miguel Schincariol/Getty Images

Primeira polêmica

Em setembro, recuperando-se de uma fratura no braço, Dani foi postou um vídeo tocando pagode com alguns amigos. A publicação pegou mal entre os torcedores.
Erico Leonan/São Paulo FC

Recomeço

O ano de 2021 começou de forma positiva para Daniel. Além de voltar a atuar em sua posição de origem, ele participou do título do Campeonato Paulista, que tirou o São Paulo da fila.
Alan Morici/AGIF

Mais um na galeria!

Considerado o jogador com o maior número de títulos, o lateral emplacou mais um com o Campeonato Paulista.
Divulgação/São Paulo FC

Ida às Olimpíadas

Após a euforia do título, Dani Alves teve mais uma polêmica em sua passagem. A escolha do atleta em ir para as Olimpíadas de Tóquio não caiu bem para os torcedores.
Lucas Figueiredo / CBF

E a coleção só aumenta

Mesmo desfalcando o São Paulo em um momento complicado do clube, Daniel teve motivos de sobra para comemorar a ida ao Japão.
Alexander Hassenstein/Getty Images

Abriu o coração

Após o ouro olímpico, Dani Alves abriu o coração para falar sobre a relação com o São Paulo.
Buda Mendes/Getty Images

"O São Paulo falhou muito comigo e era um momento que eu tinha de escolher pelo São Paulo e por defender meu país, e sempre vou representar meu país e por tabela representar o time"

Daniel Alves
Reprodução/Instagram

Dívida

Em sua volta das Olimpíadas, Daniel ainda externou as pendências que o clube paulista tinha com ele, algo avaliado em R$ 11 milhões.
Lucas Figueiredo/CBF

Eliminação na Libertadores

A passagem de Daniel Alves pelo São Paulo chegou ao fim com um desfecho melancólico. A eliminação na Libertadores contra o Palmeiras.
ANDRÉ ANSELMO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Fim do ciclo

No dia 10 de setembro, o São Paulo emitiu um comunicado dizendo que o jogador não atuaria mais pelo clube. A decisão foi após o lateral não se reapresentar depois de servir à seleção brasileira nas Eliminatórias.
VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Rescisão

Dias após o anúncio, o São Paulo comunicou que o contrato com o profissional foi rescindido. No comunicado em questão, foi dado detalhes sobre a quitação das dívidas com o atleta.
Erico Leonan/São Paulo FC

O frio adeus

Na despedida publicada nas redes sociais, Dani agradeceu ao São Paulo pela oportunidade e disse que realizou um sonho de criança.
Ettore Chiereguini/AGIF

Os números

Pelo clube do Morumbi, Dani Alves somou 10 gols e 14 assistências em 95 jogos, além de 221 assistências para finalizações, 92% de acerto nos passes, 30% de acerto nos cruzamentos e 178 desarmes.
Rubens Chiri / saopaulofc.net
Publicado em 17 de setembro de 2021.