Justiça libera veiculação de vídeos do Porta dos Fundos que citam Garotinho

Do UOl, no Rio

  • Reprodução/Youtube

    No vídeo "Você me conhece", um candidato aparece em sua propaganda eleitoral ameaçando um eleitor com uma arma

    No vídeo "Você me conhece", um candidato aparece em sua propaganda eleitoral ameaçando um eleitor com uma arma

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) liberou a veiculação dos vídeos "Zona eleitoral" e "Você me conhece", do Porta dos Fundos, que, segundo a Justiça, prejudicavam a imagem do deputado federal Anthony Garotinho (PR), derrotado no primeiro turno das eleições para governador do Rio de Janeiro. O desembargador Abel Fernandes Gomes considerou que, como o candidato deixou o pleito, o material não tem mais potencial de influenciar a votação.

No primeiro vídeo vetado pela Justiça, "Você me conhece", um candidato aparecia em sua propaganda eleitoral ameaçando um eleitor com uma arma; ao fim o jingle do candidato dizia "para governador, vote Garotinho". No esquete intitulado "Zona eleitoral", um jovem tenta votar na urna eletrônica, mas encontra dificuldades porque não tem nenhum candidato que ele goste. "[Esse é] bandido, pastor, bandido-pastor...", enumera. No fim, enquanto aperta vários números, ele vota no 666 e diz: "merda, Garotinho... PQP, votei no Garotinho".

Em nota, o Portal dos Fundos lamenta a demora na liberação do material e chama de censura a decisão anterior do tribunal. "O Porta dos Fundos comemora a liberação do Tribunal mas lamenta que ela tenha demorado tanto a ocorrer – além de torcer para que essa mesma atitude de censura não volte a ocorrer", afirma o texto.

Com 100% das urnas apuradas, Luiz Fernando Pezão (PMDB) obteve 40,57% dos votos válidos, Marcelo Crivella (PRB), 20,26% e Garotinho, 19,73%. A diferença entre Crivella e Garotinho foi de menos de 50 mil votos. Procurado pelo UOL, Anthony Garotinho não respondeu até a publicação desta reportagem. 

Fonte: TSE

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos